CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

9 DICAS PARA DEMO REEL

30 de agosto de 2019

author:

9 DICAS PARA DEMO REEL

Para quem ainda não sabe, o demo reel é uma espécie de portfólio em formato de vídeo. Ao criar um demo reel sobre o seu trabalho, você pode usar os melhores trechos dos vídeos mais importantes para a sua carreira e colocá-los em sequência, em um vídeo único e que vai resumir tudo o que você fez até hoje, seus conhecimentos e expertise.

O site Befores & Afters reuniu especialistas em efeitos visuais (VFX), que deram algumas dicas super importantes sobre o que você deve ou não fazer quando você for criar o seu próprio demo reel. Você pode assistir abaixo a palestra completa com estes profissionais durante a SIGGRAPH 2017, a maior conferência anual sobre computação gráfica do mundo! Dá uma olhada (o vídeo está em inglês):

Dicas de especialistas sobre demo reel

Em primeiro lugar, a criação de um demo reel, é um processo relativamente simples. Por ser um vídeo único com todos os seus projetos e produções, você pode publicá-lo em diferentes redes sociais, por exemplo, ou ainda patrocinar em um perfil empresarial.

1 – Não necessariamente tente fazer tudo sozinho

“O que você pode fazer é dizer que pegou o projeto de um amigo e dizer: ‘Ok, esse modelo veio do meu amigo’. E então você pega esse modelo e depois o transforma em algo lindo. Vocês dois serão reconhecidos por isso e estão trabalhando juntos com os ativos de outra pessoa.”
– Peter Claes, supervisor de efeitos, The Mill

2 – Refine o que você fez nas filmagens

“As pessoas de modo geral acabam colocando as cenas mais impactantes dos trabalhos nos quais participou. Cada candidato individual não detalha exatamente sua contribuição. Entretanto, se você puder, passe a restringir muito especificamente o que fez, isso pode ajudar bastante.”
– Vincent Serritella, supervisor de efeitos da Pixar

3 – A história nem sempre importa

“Na verdade, eu não me importo com uma história em um demo reel. Procuro pessoas especializadas, com muita atenção aos detalhes e que causem efeito com seu trabalho. Coloque o seu trabalho principal no início do seu rolo, ele deve se concentrar na especialidade para a qual você está disputando uma vaga.”
– Peter Claes, supervisor de FX, The Mill

4 – Coloque a repartição dos tiros no rolo real

“Meu demo reel favorito possui barras pretas mostrando o software usado e o que você fez. Diga: ‘Elemento de fumaça feito em Houdini’, ‘Fez a água no Blender’. Essa é uma informação que deve ser realmente na cara.”
– Peter Bowmar, supervisor de FX, DNEG

5 – Não tenha medo de repetir

“Dê ao seu demo reel um pouco do polimento necessário. Ao apresentar seu trabalho nos estúdios, você está apresentando o demo reel pelo menos umas cinco vezes antes de prosseguir. E é aí que ter alguém que possa vê-lo, dando-lhe um feedback crítico durante o trabalho, significa que talvez você obtenha algo muito melhor.”

– Gavin Graham, gerente geral, DNEG Montreal

6 – Faça o seu rolo da melhor maneira possível (para obter a entrevista de emprego)

Entenda: o demo reel não lhe dá um emprego. A entrevista lhe dá um emprego. Portanto, você quer ter certeza de que seu melhor trabalho é sempre a primeira coisa no demo reel, não importa o que seja. O rolo é feito para que você consiga uma entrevista.

– Peter Bowmar, supervisor de FX, DNEG

7 – Não tenha medo de manter o rolo curto

“Você pode sentir que não há coisas suficientes. Ou então que é preciso apenas empilhar mais conteúdo para fazer com que pareça ter mais corpo. Contudo, você pode causar um dano irreparável acumulando muitas coisas desnecessárias. Portanto, mantenha o foco, certifique-se de que tudo o que você está exibindo seja ótimo, não exagere, tendo dois minutos de interrupções por 10 segundos de cenas.”

– Gavin Graham, gerente geral, DNEG Montreal

8 – Revise seu rolo antes de finalizá-lo

“Peça a alguém que faça uma revisão do seu demo reel. Encontre alguém em quem confie e que seja honesto com você. E depois retire o que não for bom o suficiente. Qualquer detalhe pode lhe custar um emprego. Ao sair da escola com um projeto em grupo em que houver apenas uma coisa que você tenha feito, mas que pareça incrível, nós falaremos com você.”

– Peter Bowmar, supervisor de FX, DNEG

9 – A maneira definitiva de enviar um demo reel

“Há apenas uma maneira de enviar seu demo reel. No Vimeo com uma senha. Não use o YouTube – anúncios aparecendo na parte inferior apenas distraem o espectador. E pelo amor de Deus, não nos envie um CD, quem ainda usa mídia física hoje?”

– Peter Bowmar, supervisor de FX, DNEG

Conclusão

Por fim, é importante dizer que o demo reel é a sua porta de entrada no mercado. Dessa forma, você estará à frente de vários candidatos e vai aumentar as suas chances na hora de procurar uma vaga na indústria de audiovisual.

Então espero que tenha gostado destas dicas. Não se esqueça de acompanhar o canal do YouTube da OZI para receber mais conteúdos interessantes. Até mais!

Deixe o seu comentário