CATEGORIAS DICAS OZI VLOG SMARTPHONES

7 DICAS PARA FILMAR COM O CELULAR

7 de maio de 2018

author:

7 DICAS PARA FILMAR COM O CELULAR

Olá pessoal! Gravar com o celular pode facilitar a sua vida em muitas ocasiões. Afinal, os fabricantes estão cada vez mais preocupados em lançar aparelhos com câmeras potentes e que não deixam a desejar para equipamentos de alta qualidade.

Neste vídeo abaixo, Maurício Fonteles e alguns de seus alunos falam 7 dicas de como gravar com o seu smartphone:

1. Confira o som

Sempre que estiver gravando com um microfone externo conectado ao celular, faça um teste para saber se o som está realmente “chegando” e sendo captado pelo seu aparelho.

Isso porque quando você está usando um microfone de lapela no seu celular, você não tem a monitoração do que está sendo gravado, ou como o áudio está realmente saindo.

Portanto, fazer um take curto de teste antes de gravar o material pode fazer toda a diferença e garantir a qualidade do áudio, evitando tempo perdido.

2. Bateria e energia

Antes de começar a gravar, cheque sempre o nível da bateria do seu smartphone. Afinal de contas, gravar vídeos do seu aparelho acaba consumindo muita energia.

É recomendável também ter uma fonte de energia extra, como um carregador externo, ou um Powerbank. Dessa forma, você terá maior autonomia para gravar por mais tempo.

3. Limpe a lente do celular

Esta é uma dica que parece óbvia, mas pode contar muito no resultado final do seu vídeo. Os smartphones são usados com muita frequência no dia a dia, então é bem comum que você acabe encostando e sujando a lente e só descubra isso após descarregar o material. Portanto, antes de começar, lembre-se de limpar a lente com um pano, ou mesmo com a camiseta.

4. Ambientes iluminados

Estes equipamentos possuem câmeras com sensor pequeno, ou seja, pouco sensíveis à luz. Portanto, é recomendável gravar em ambientes com boa iluminação, sejam eles internos ou externos. Dê preferência a locais que ofereçam luz difusa, como dias nublados, ou ambientes com boa sombra.

5. Modo avião

Não se esqueça de deixar o seu celular em Modo Avião durante a gravação. Assim, você evita receber mensagens ou ligações enquanto estiver no meio de um take.

6. Busque estabilidade

Celulares são muito leves e contam com um eixo bastante curto. Por isso, imagens feitas com a mão costumam ficar tremidas. Portanto, use sempre um acessório para estabilizar a sua imagem, como um tripé ou um Gorillapod, por exemplo.

Se você não tem nenhum desses acessórios extras e ainda assim precisa gravar com as mãos, tente fechar os braços junto ao corpo e firmar o celular, para gerar movimentos mais fluidos.

7. Tudo o que você precisa

O seu celular é uma grande ferramenta de produção de conteúdo e está disponível no seu bolso sempre que você precisar. E cada vez mais encontramos devices com câmeras de alta qualidade prontas para gerar resultados impressionantes.


Então comece a gravar agora, pois você já tem tudo o que precisa aí no seu bolso! 😉

E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para ver mais dicas como essa.

Boas produções!

Deixe o seu comentário