CARREIRA CATEGORIAS CINEMA DICAS PRODUÇÃO PRODUTIVIDADE ROTEIRO

7 DICAS PARA CONTAR HISTÓRIAS

7 de fevereiro de 2019

author:

7 DICAS PARA CONTAR HISTÓRIAS

Fala galera! Muitas vezes contar histórias nos vídeos pode ser uma tarefa complicada. Começar uma história do zero, ter novas ideias, pode ser difícil.

Dá uma olhada nessa lista de dicas criada pelo site Mentorless com 7 coisas que você pode fazer para aguçar seu lado criativo e facilitar o processo na hora de criar uma narrativa.

Dicas para contar histórias como um bom videomaker

Inspiração pela arte digital

Acesse sites como ArtStation e Concept Art World e navegue pelas imagens. Vá devagar. Caso algo chame a sua atenção, pare, assista e tente imaginar uma história com aquela imagem que lhe chamou a atenção.

Uma vez que você tenha conseguido a ideia aproximada de uma história, decida se gosta ou não do que criou. Fazendo isso, elabore e comece a escrever sua história.

Se a imagem não lhe inspirou, basta seguir para a próxima até alguma chamar a sua atenção. Neste caso, você terá acesso a uma fonte potencialmente infinita de inspiração. Apenas certifique-se de não passar as imagens muito rapidamente, sem prestar atenção ou pensar direito sobre o que elas representam.

Transplante de Personagem

Primeiramente, pegue um personagem que você gosta e transforme ele num personagem similar. Todavia, faça também com que ele habite um local ou uma época diferente da normal.

Já pensou como seria um personagem como Sherlock Holmes se ele nascesse na Roma Antiga? Escreva uma história sobre um fotojornalista na Segunda Guerra Mundial. Pegue um serial killer como Hannibal e imagine como ele seria se vivesse no futuro. Ou imagine uma história sobre um vigilante no antigo Egito.

Comece com seus personagens favoritos e crie novos personagens em diferentes configurações. Afinal, você provavelmente tem uma razão pela qual você os ama, então eles devem ser mais fáceis e divertidos para você escrever.

Se você começar a ficar sem tipos de personagens, a TV Tropes tem páginas ilimitadas explicando praticamente todos os arquétipos de personagens existentes. Esta é basicamente uma enciclopédia de todos os truques imagináveis nos filmes, na TV e outras mídias, ou seja, um site que você vai querer nos seus favoritos.

Gênero Mashup

Aqui você vai combinar dois gêneros (ou subgêneros) que você raramente vê juntos e criar uma história nesse universo. Essas combinações únicas sempre se prestaram a trabalhos originais e inventivos.

Por exemplo: sci-fi / western (Firefly), horror / fantasia (Pan’s Labyrinth) assalto / sci-fi (Inception). Essas combinações não vistas o ajudarão a criar facilmente algo original, imaginando configurações e cenários que raramente são retratados em outro trabalho.

Embelezar sua própria vida

Antes de mais nada, escolha uma grande história da sua própria vida e, em seguida, exagere. Você provavelmente teve muitas experiências ótimas ou loucas por toda a sua vida. Escreva algumas delas. Extrapole a história para além do que realmente aconteceu.

Mude tudo o que você quiser para torná-la mais interessante. Apenas certifique-se de que você não faz disso uma fantasia irreal, onde apenas coisas incríveis acontecem com seu protagonista.

Use seus sonhos

Comece a escrever todos os seus sonhos (e pesadelos) no momento em que você acordar. Toneladas de filmes incríveis, como O Exterminador do Futuro e a Miséria, são baseadas nos sonhos de seus criadores.

Esta técnica funciona basicamente como um suprimento infinito de pura criatividade. Você tem vários sonhos toda noite, mas a maioria das pessoas não se lembra da grande maioria deles.

Portanto, faça um esforço para começar a escrever todos os seus sonhos no instante em que acordar de manhã. Apenas crie notas no seu telefone (Google Keep e Evernote podem funcionar muito bem), ou mantenha um bloco de papel ou diário perto da sua cama, caso você prefira alg mais analógico.

Contudo, tente não se mexer assim que acordar. Muitos dos seus sonhos são esquecidos simplesmente no processo de se movimentar. Tente ficar parado e comece a recordar o seu sonho no tempo presente do começo ao fim.

Depois de um pouco de prática, você começará a se lembrar de vários sonhos todas as noites. Isso inevitavelmente lhe dará uma tonelada de grande material.

Assista a peças históricas

Assista a shows como Mistérios no Museu, que são feitos quase exclusivamente de histórias incríveis da humanidade, a maioria das quais nunca foram transformadas em filmes.

Baseie suas histórias nesses eventos verdadeiros (com a menor liberdade criativa que desejar), ou simplesmente use aspectos deles para criar algo novo.

Por exemplo, The Revenant é baseado em uma história real sobre o lendário homem da fronteira Hugh Glass, mas o diretor, Alejandro González Iñárritu, deu a ele um filho fictício para estabelecer uma âncora emocional para o filme.

Tente coisas novas

Isso parece óbvio até demais. Porém, quanto mais referências e ideias você tiver na sua frente, mais você tem de material para extrair e criar novas ideias.

Isso quer dizer que: se você nunca viu anime, assista anime. Se você nunca jogou certos tipos de videogame, jogue-os. Vá para a ópera. Leia Shakespeare.

Encontre coisas que muitas pessoas adoram que talvez você não pense que são para você. Abrace universos diferentes e enxergue as coisas diferentes do que elas realmente são.

Por fim, estas dicas super práticas são incríveis para você criar roteiros com muito mais liberdade e de cabeça aberta às referências, técnicas e histórias ao seu redor. Esteja disposto a encarar com vontade todas essas experiências e técnicas e aproveite para criar os melhores roteiros e contar histórias incríveis nas suas produções.

E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube, lá você vai receber muito mais dicas e informações para melhorar seus vídeos.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário