CARREIRA CATEGORIAS DICAS ILUMINAÇÃO PRODUÇÃO SMARTPHONES

5 HACKS DE ILUMINAÇÃO COM SEU SMARTPHONE

15 de abril de 2019

author:

5 HACKS DE ILUMINAÇÃO COM SEU SMARTPHONE

Fala pessoal, tudo bom por aí? Hoje vamos falar sobre o que você pode fazer para iluminar melhor as suas gravações usando.. bem, usando seu smartphone! Isso mesmo!

Como você já deve ter visto por aqui, a OZI sempre incentivou o uso de smartphones para produções de vídeo. Aqui você pode encontrar até um curso especializado sobre como produzir conteúdo de qualidade usando seu smartphone.

De qualquer forma, se existe algo sobre o qual ainda não falamos aqui é sobre como utilizar seu telefone para iluminar cenas. Então chegou o dia! Antes de mais nada, assista ao vídeo do canal de Zach Ramelan mostrando todas essas diferentes formas de iluminar vídeos:

Primeiramente, vamos começar dizendo o básico que você deve ter notado acima: você não vai conseguir simplesmente usar a sua tela ou mesmo a lanterna do seu aparelho como luz de ataque (conte nos comentários caso você consiga usar dessa forma).

Obviamente, com alguns ajustes, como você pode ler aqui embaixo, mesmo a luz de ataque pode acabar gerando resultados impressionantes.

Como fazer iluminação de vídeos usando o smartphone

1. Cores

O primeiro truque mostrado no vídeo é simples. Primeiro escolha a cor que você precisa para o seu vídeo e busque uma imagem daquela mesma cor. Em um ambiente pouco iluminado, ela pode acabar dando um contraste e um carga interessante.

2. Fundo

Este truque é interessante e ideal para quando o fundo da sua imagem principal está bastante escuro. Esconder o seu smartphone entre os objetos que ambientam sua cena pode acabar gerando um efeito interessante e leve para o seu vídeo.

3. Sem luzes

Não tem luz nenhuma de ataque? Procure apontar a lanterna do seu smartphone contra uma parede e mantenha a tela da frente também acesa. Neste caso você acaba forçando um rebatedor para iluminar completamente o ambiente e usa uma luz mais difusa para o seu rosto, ou para o personagem, por exemplo.

4. Papel celofane

Este é um truque simples que pode chegar em resultados impressionantes. Cobrir a sua luz ambiente com papel celofane pode acabar criando uma linguagem diferenciada e completamente diferente da cena inicial.

5. Frasco de Listerine

Por fim, o último truque desvendado por Zach é usar seu smartphone junto a uma garrafa de Listerine. Isso vai criar uma espécie de luz esverdeada e mudar todo o conceito do seu trabalho inicial. Pode ser interessante testar esse efeito com líquidos de outras cores também.

Portanto, como você viu acima, Ramelan usa seu smartphone como preenchimento, luz lateral, luz de fundo e hair light. Todas elas com o intuito de adicionar um pouco de cor e detalhes extras. Usar a lanterna do smartphone como luz principal não é a melhor opção, mas pode ser útil em alguns casos.

Como nós também já falamos aqui em outras oportunidades, a câmera e as luzes que você tem são importantes, contudo, a sua linguagem e a forma como você vai contar a história são essenciais para criar conteúdos incríveis.

Espero que tenham gostado! E fiquem ligados no canal da OZI no YouTube para receberem mais conteúdos interessantes. Até a próxima!

Deixe o seu comentário