CÂMERAS CARREIRA CATEGORIAS FILMAGEM PRODUÇÃO

5 DICAS PARA FILMAR CURTA METRAGEM

18 de dezembro de 2018

author:

5 DICAS PARA FILMAR CURTA METRAGEM

Olá, pessoal! Filmar um curta metragem é, de modo geral, um rito de passagem para qualquer videomaker. Se você nunca fez um curta, essa é a hora. Não apenas pela quantidade de festivais de curta, mas também por conta de plataformas como o YouTube, que podem levar seu conteúdo a alcançar o mundo todo em menos tempo do que você imagina.

Antigamente, os curtas eram apresentados no cinema, antes dos filmes em cartaz. Entretanto, isso tudo foi substituído por trailers e propagandas. Em consequência disso, as últimas décadas vinham sendo terríveis para os produtores de curta metragem, uma vez que acabou sendo impossível faturar ou mesmo encontrar investidores para este trabalho.

Confira dicas do site Filmmaking stuff sobre filmagem de curtas e comece a pensar no assunto agora mesmo.

Como fazer um curta metragem

Embora seja impossível dizer que o mercado de curtas tenha melhorado dramaticamente, o surgimento do crowdfunding, festivais e plataformas online de vídeo oferecem esperança. Além do mais, você é um videomaker. E fazer um curta-metragem é um excelente forma de treinar suas habilidades para fazer seu filme ser visto e vendido.

A melhor sugestão é: comece agora!

Para suas primeiras produções de curta metragem, não se preocupe demais com luzes ou efeitos especiais. Foque em aprender como utilizar seus recursos limitados e crie algo que você considere legal.

Caso você não tenha recursos suficientes para comprar uma câmera, use seu smartphone. Muitos aparelhos atualmente podem chegar a resultados espetaculares com uma pequena ajuda de aplicativos e configurações extras.

Agora, mantenha seu foco em uma história que possa ser contada em três minutos ou menos que isso. Tenha em mente também que suas primeiras experiências podem não sair como você espera. Não se preocupe. Se dê o direito de falhar no começo. Seu primeiro vídeo nunca será seu melhor vídeo, mas certamente será de grande aprendizado.

Lembre-se: quanto mais você praticar, melhores suas produções vão ficar com o tempo.

curta metragem

Caso você esteja com poucas ideias para criar um curta metragem, o melhor a fazer é tentar criar um videoclipe (que, em sua essência, é um curta também).

Tenha em mente, especialmente, que seu vídeo vai parar no YouTube. Ele precisa gerar buzz para ser compartilhado, comentado e visto por muita gente.

Entenda também: sua audiência é o seu negócio. Cabe a você entreter seu público. Para isso, criar seu curta metragem, publicá-lo e expor o conteúdo é basicamente um dever para com o seu trabalho.

5 dicas para filmar um curta

Depois de algumas tentativas, você vai passar pela fase mais chata desse processo: se entediar com suas próprias produções. Mas não entenda errado, isso é ótimo. De certa forma, você estará fora da sua zona de conforto e vai querer se desafiar cada vez mais.

É nessa hora que você começa a pensar em histórias mais complexas e eleva o nível do seu trabalho.

  1. Caso você ainda não tenha gravado um curta metragem, escreva um roteiro de uma ou duas páginas e grave, seja com seu celular, seja com uma câmera emprestada;
  2. Edite todo o material no seu próprio computador, ou na casa de um amigo, por exemplo.
  3. Faça o upload para o YouTube. Teste a reação da audiência e aprenda com os resultados.
  4. Assim que se sentir confiante (e entediado) com suas histórias, parta para projetos maiores e mais ousados;
  5. Continue se forçando a sair da zona de conforto. É só dessa forma que você vai aprender mais e refinar seu trabalho.

Este exercício de produção de um curta descrito acima vai fornecer todas as bases para filmar com baixo custo e manter sua produção interessante. Produzir um curta vai ajudar você a economizar tempo e dinheiro, além de oferecer experiência e confiança para criar seus vídeos com mais eficácia.

Fique ligado no canal da OZI no YouTube para receber mais dicas como essa e até mais!

Deixe o seu comentário