CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO SMARTPHONES

3 DICAS DE VÍDEO NO SMARTPHONE

19 de novembro de 2018

author:

3 DICAS DE VÍDEO NO SMARTPHONE

Fala galera! Bom, o post de hoje pode ajudar quem já trabalha como videomaker há algum tempo. Contudo, é mais voltado para quem está começando e ainda não tem os equipamentos necessários para produzir vídeo, com exceção de um: o próprio smartphone!

Sim, neste post você vai descobrir sobre como conseguir um visual muito mais cinematográfico diretamente do seu smartphone, como fizemos em outra oportunidade neste post aqui.

O site Desktop documentaries montou uma lista criada pelo cineasta Eric Thayne, com três dicas essenciais para iniciantes. Elas foram listadas para melhorar sua produção em qualquer smartphone, incluindo o iPhone X, iPhone 8 e iPhone 7 Plus, e telefones Android como o Samsung S9, LG V30 e Google Pixel 2.

 

Dica #1: Use um app de produção cinematográfica

Antes de tudo: Faça vídeos com aplicativos destinados a controlar melhor a sua câmera.

Hoje no mercado existem vários aplicativos cinematográficos que se destacam. Entre eles estão MoviePro, Mavis, Procam, Moment e Filmic Pro.

O Filmic Pro oferece controle manual sobre todas as configurações da câmera do seu iPhone. Isso significa que você pode ajustar ISO, abertura e velocidade do obturador, por exemplo. Dessa forma, você tem a melhor maneira de capturar luz e obter o controle que você precisa sobre o resultado final das suas imagens. Além disso, este app traz equilíbrio de branco, pontos focais, resolução, taxa de quadros, correção de cor e várias outras configurações.

Dica # 2: Use um estabilizador com seu smartphone

Um dos primeiros sinais de um vídeo ruim é a falta de estabilização que gera a imagem tremida. Imagens feitas no modo guerrilha, com a câmera na mão, podem acabar perdidas sem um estabilizador.

Portanto, usar um gimble de três eixos elimina essa treminda inconveniente. Ao mesmo tempo, oferece imagens suaves que parecem ter sido filmadas com o apoio de uma equipe.

Há três gimbals populares que são bem pensados ​​pelos cineastas do iPhone e do smartphone: DJ Osmo Mobile, Q Zhiyun e Freefly Movi.

Esta dica é bastante importante se você preza pela qualidade. Então não dificulte a visualização de seus vídeos. Afinal de contas, com um investimento relativamente baixo, você pode elevar drasticamente a qualidade do seu vídeo.

Dica #3: Correção de cor das suas Imagens

Por fim, esta é uma dica bastante importante para conseguir chegar a um visual cinematográfico com o seu iPhone:

Faça a correção de cor e o color grading das suas imagens. Isso vai garantir que as cores pareçam como deveriam, além de dar um toque artístico ao seu vídeo e elevar o nível da sua produção.

Como falamos no post anterior, color grading é a arte de adicionar filtros e dar uma estética para a filmagem. Para isso, utilize um programa de edição de vídeo como o Final Cut X ou o Adobe Premiere Pro.

Todo filme passa pelo processo de correção de cores e Color Grading. Manter um balanço de branco consistente e exposição para cada quadro requer tempo e esforço que facilmente se pagam no produto final.


E aí, curtiu? Essas foram três dicas que podem ajudar na hora de produzir conteúdo com seu smartphone. Espero que tenha gostado! Não se esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube e ativar o sininho para receber muito mais dicas como essa. Aproveite também para conhecer o Curso da OZI Como criar vídeos incríveis com o smartphone!

Até a próxima!

Deixe o seu comentário