CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

10 DICAS PARA SER UM BOM ROTEIRISTA

20 de maio de 2019

author:

10 DICAS PARA SER UM BOM ROTEIRISTA

Olá, pessoal! O processo de produção de vídeo pode ser dividido em diferentes etapas. Algumas pessoas sugerem que você aprenda tudo antes de querer se especializar em algo. Essa é uma parte importante do processo e pode ajudar a criar uma conexão com outras áreas, independente daquela com a qual você vá futuramente atuar com mais vigor. Hoje vamos falar um pouco sobre o começo da produção, elencando algumas dicas para ser um bom roteirista.

Existem alguns passos importantes para quem quer se tornar um roteirista, seja de jornal diário, seja de cinema ou de campanha publicitária. Esta é uma área de criatividade essencial para uma produção concisa. Um bom roteirista pode guiar o diretor ao sucesso da sua produção com muito mais facilidade.

Veja abaixo alguns pontos que você precisa prestar atenção para se tornar um excelente roteirista.

1. Inscreva-se em um treinamento de roteiro

Ser treinado na arte de roteirizar pode ser uma maneira infalível de aprimorar suas habilidades. Independentemente de ter dominado a formatação necessária, você precisará se concentrar em tornar seu script muito profissional.

Se você puder, inscreva-se para treinar em um instituto de cinema respeitável para que você possa ser intelectualmente capacitado a criar roteiros impressionantes com a ajuda de outros escritores profissionais.

Não estamos falando aqui apenas sobre as técnicas cruas de aprender a formatação adequada do roteiro. Boas aulas de roteiro ensinarão a arte e a filosofia por trás da narrativa que move as pessoas.

2. Junte-se a um grupo de escrita

A maioria dos escritores aspirantes evitam essa ideia. Contudo, aderir a um grupo de escritores é um passo inteligente para aprimorar o seu trabalho. Junte-se a um pequeno grupo de 5 a 10 roteiristas inteligentes que possam criticar fortemente o seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer ideias incríveis.

Encontrar o grupo certo certamente não é uma tarefa fácil. No entanto, não se contente com um grupo onde os membros apenas discutam o dia todo. Faça uma boa pesquisa até encontrar o grupo certo.

3. Assistir a muitos filmes fantásticos

Assistir filmes fará com que você conheça a forma como os roteiristas administram o ritmo do filme e como eles lidam com técnicas como a entonação. Ao assistir muitos filmes você vai notar que os scripts são muito diferentes na escrita acadêmica e nos romances.

Portanto, você precisa saber mais sobre diferentes gêneros que se encaixam em cada roteiro e personagens da história. Além disso, conhecer vários produtores de filmes para saber com quem trabalhar pode ser uma técnica fantástica se você tiver acesso a eles.

4. Escreva um lote e defina metas pessoais

Existe uma regra para qualquer um que pretende dominar qualquer atividade: é necessário dedicar 10.000 horas de prática nesse campo, de modo a tornar-se perfeito.

Se você está realmente determinado a se tornar um roteirista de sucesso, você precisa dominar a arte de escrever regularmente. Esta atividade irá ajudá-lo a crescer mais rápido e de maneira mais eficaz em seu trabalho. Além disso, vai ajudar a instruí-lo sobre como aprender a editar, cortar e montar o background de um personagem.

Escrever constantemente expõe também a sua força interior e a sua capacidade de produzir histórias mais emocionantes. Isso, claro, ajuda você a melhorar como roteirista.

5. Cativar o leitor

Você já parou pra pensar no que faz um filme ou livro famoso? Sim, roteiros que cativam o público, que emocionam. Para que um roteiro seja forte e impactante, ele precisa se conectar emocionalmente com o leitor e com o público que assiste ao filme.

Como escritor, sempre que estiver desenvolvendo a história em seu roteiro, matenha em sua mente a necessidade de prender o público, para não perdê-lo em qualquer deslize.

6. Entre em concursos de roteiristas

Faça a inscrição e participe de diversos concursos de roteiro. É um fato conhecido que os concursos são organizados todos os anos, durante os festivais de cinema anuais.

É uma oportunidade única de avaliar pessoalmente a sua capacidade de escrever. Em segundo lugar, é a oportunidade de mostrar o seu trabalho para agentes, gerentes etc. Muitos roteiristas populares encontraram uma maneira de começar suas carreiras através de competições de roteiristas.

7. Formatação

Na maioria das vezes, aprender o formato certo para um roteiro cativante é difícil, embora seja parte integrante do processo de roteiro. E, sejamos honestos, a formatação adequada do roteiro pode ser bem seca.

A maioria dos escritores aspirantes, especialmente aqueles sem qualquer treinamento, passam por este desafio e, portanto, cometem um erro. A maneira de seguir em frente aqui é ler outros roteiros para entender o padrão exigido e como ele se parece na página.

Veja abaixo este pequeno tutorial do canal Studio Binder, falando e dando dicas super interessantes sobre a formatação do roteiro (em inglês):

8. Paciência para planejar

A falta de paciência já matou a criatividade de muitos escritores. Embora ter um plano de longo prazo não seja uma coisa exatamente divertida, é o ideal quando se trata de criar uma história.

A paciência é realmente importante porque quando as coisas são cuidadosamente planejadas e mapeadas, sua história flui e, quando chega a hora, tudo é muito mais fácil de escrever. Na verdade, esta é uma maneira clássica de evitar o bloqueio de escritor e toda a negatividade associada a isso.

9. Compartilhando seu tempo de escrita com um dia de trabalho

É sem dúvida bastante desafiador ter um trabalho separado e quiser efetivamente escrever scripts. É muito fácil ser pego com responsabilidades de trabalho e depois empurrar sua tarefa de escrever para o lado, como um sanduíche meio comido descartado.

Mesmo que você atribua um tempo específico para escrever todos os dias, será muito difícil se conectar à sua narrativa. Portanto, é altamente aconselhável que você escreva ideias e dicas para o seu roteiro enquanto realiza seu trabalho normal.

10. Construir personagens reais

É um desafio normal para escritores aspirantes a luta para fazer com que os personagens pareçam reais. Para superar esse desafio, você deve ser sensível às atividades do dia a dia e fazer perguntas sobre como as pessoas reagem a esses eventos. Isso pode lhe dar uma pista de como criar uma imagem clara e concisa de cada personagem que você cria em seu roteiro.

Não há como evitar o fato de que se tornar um roteirista de sucesso é uma tarefa complicada. No entanto, as pessoas estão tendo sucesso todos os dias nesta área e você pode se juntar a elas se colocar o seu trabalho à frente, obter a ajuda necessária onde for necessário e avançar para seus objetivos.

Coloque as suas ideias em prática e comece seu primeiro roteiro escrito. E lembre-se, seu primeiro roteiro provavelmente será terrível. É um trabalho em andamento e você ficará melhor quanto mais escrever.

Eu listei cuidadosamente os passos que você pode tomar para se tornar um roteirista célebre. Agora cabe a você aceitar o desafio e se tornar um roteirista fantástico. Faltou alguma dica? Conta pra gente aqui nos comentários, vamos adorar bater esse papo.

Ah, e não se esqueça de acompanhar e se inscrever no canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes. Até a próxima!

Deixe o seu comentário