ÁUDIO CATEGORIAS DICAS OZI VLOG

ZOOM H4N: PANORAMA GERAL

11 de setembro de 2018

author:

ZOOM H4N: PANORAMA GERAL

Olá, tudo bem? Você conhece o Gravador Zoom H4n? Este equipamento clássico da gravação de áudio é um importante item que você precisa ter na sua mochila, na hora de gravar. Ele garante áudio de alta qualidade em qualquer ocasião.

No OZI vlog #330 Maurício Fonteles fala tudo sobre este pequeno notável. Acompanhe abaixo:

Zoom H4n: principais características

O Zoom H4n está no mercado há bastante tempo. Este gravador é um dos precursores desta linha portátil e que podem ser usados junto com um microfone para captar áudio de alta qualidade.

Irmão mais velho do H4 e irmão mais novo dos poderosos H4nPro, H5 e H6, este equipamento trouxe diversas facilidades para os videomakers. Um dos pontos negativos das câmeras DSLR é o fato de que elas nunca foram excelentes na captação de áudio. Especialmente por não terem entrada XLR, nem controles de volume acessíveis.

Foi assim que o H4 se tornou uma espécie de parceiro destas câmeras pela praticidade da gravação de áudio e pela possibilidade de conectar microfones externos.

O H4n possui quatro canais simultâneos de gravação (duas entradas P10 XLR e dois microfones embutidos). Isso permite maior autonomia, para que você grave por exemplo, os personagens do vídeo em dois canais e use os outros dois microfones embutidos para captar ambiência, por exemplo.

Dica: Você pode ligar ainda um microfone de lapela diretamente no H4n, o que permite mobilidade para gravar o seu vídeo a qualquer distância.

Além de todas essas características, o gravador possui um excelente custo benefício. Permite também gravar em até 24bits e 96kHz, melhor do que muitas interfaces de áudio do mercado. Por falar nisso, você pode ainda utilizar este gravador também como uma interface de áudio para gravar direto em programas de edição como Pro Tools e Logic.

Completo, né?

Algumas dicas extras para usar o gravador Zoom H4n

Mono Mix

Se você for gravar com um microfone externo apenas, lembre-se de habilitar a opção Mono mix. Dessa forma, o gravador vai somar o lado esquerdo e direito, dispensando a necessidade de fazer isso diretamente no software.
Para habilitar, acesse: Menu > Input > Monomix e altere para ON.

Phantom Power

Fique atento à necessidade de alimentação do seu microfone externo. Ou seja, caso ele precise da energia Phantom Power, lembre-se de configurar corretamente. Para isso, acesse Menu > Input > Phantom e escolha a opção +48V. Caso o seu microfone já utilize pilhas ou baterias, ou seja, já tenha essa energia, desabilite a função.

Formato

O melhor “custo benefício” para gravação de áudio é deixar o formato de gravação configurado para 24bit e 48kHz. Isso garante qualidade com um arquivo de fácil manipulação.

Dica: utilize gravação em formato MP3 apenas para gravações mais longas, como palestras, para garantir que o seu cartão de memória armazene toda a informação.

Nível de entrada

Outro detalhe importante: procure ajustar o seu nível de entrada de áudio para próximo da marca -12. Não é recomendável utilizar o Mic Level acima de 80, para evitar ruídos indesejados durante a sua gravação.

Cabo Y

Utilizar um cabo desses pode ajudar muito a sua produção. Com ele, é possível ligar o H4n diretamente na sua DSLR e, ao mesmo tempo, ter uma saída para monitorar o som via fone de ouvido.

Cartões de memória

Em primeiro lugar, o gravador não aceita cartões de memória com grandes capacidades. Em segundo lugar e também importante, colocar um cartão de memória de alta capacidade pode fazer com que o equipamento demore para ler todo o conteúdo do cartão ao iniciar.

Microfones embutidos

Ao trabalhar com os microfones que já acompanham o gravador, procure utilizar a espuma de proteção. Essa dica serve especialmente ao fazer uma externa a fim de evitar imprevistos. Por conta da alta sensibilidade destes microfones, o vento pode acabar gerando ruído.

 


Portanto, o H4n é uma verdadeira mão na roda para garantir a qualidade do áudio em suas produções. Afinal de contas, ter um equipamento destes no seu setup vai abrir um leque extraordinário de possibilidades.

E você, já usou um gravador desses? Conta pra gente, ou tire suas dúvidas aqui nos comentários. e não se esqueça de seguir a OZI no Facebook e acompanhar o nosso canal no YouTube. Até mais!

https://quero.comofacovideo.com/edicao

Deixe o seu comentário