CARREIRA CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO OZI VLOG PRODUÇÃO

USANDO EFEITOS NO PREMIERE

8 de novembro de 2018

author:

USANDO EFEITOS NO PREMIERE

Fala galera! Hoje vamos falar sobre os efeitos que podem ser utilizados durante a edição de vídeo. Os softwares de edição possuem uma seção específica com estes efeitos que são indispensáveis na hora de criar transições, ou mesmo alterar níveis de cor durante o processo.

No OZI Vlog #221, Maurício Fonteles fala sobre os efeitos que mais usa no Adobe Premiere. Assista abaixo:

Os efeitos mais utilizados no Premiere

Em primeiro lugar, é importante dizer que um dos grandes erros de quem está começando a trabalhar com efeitos é achar que eles devem ser aplicados o tempo inteiro.

Na realidade, quando a gente fala de efeitos em programas de vídeo, menos é mais. Ou seja, tente não pesar muito a mão. Use apenas quando eles forem extremamente necessários e estiverem de acordo com a narrativa que você estiver construindo no seu vídeo.

A janela de efeitos do Premiere possui diversas opções nativas. Além disso, permite a instalação de plugins externos, com muito mais possibilidades.

Maurício listou alguns dos que mais utiliza em suas produções. Dá uma olhada:

Lumetri Color

Este plugin é como um software de correção de cor dentro do Adobe Premiere. Com ele você pode alterar brilho, contraste e fazer ajustes simples ou até mais complexos de acordo com o que a sua produção pede.

Tint

Usado para recolorir a imagem dos seus clipes, o Tint permite mapear os brancos e pretos do seu vídeo para as cores que você desejar, gerando um efeito bem interessante.

Gaussian Blur

Este efeito permite borrar a sua imagem. Como assim? Por exemplo, quando você quiser colocar um título sobre a cena, esta função pode ser de grande utilidade. O fundo borrado dá melhor margem de leitura.

Sharpen

O efeito de nitidez oferece um contraste maior em cada pixel. Deve ser usado com cautela. Em alguns casos, colocar apenas um ponto de sharpen pode ajudar muito a criar uma imagem mais viva.

“Lembrando que efeitos de blur e sharpen costumam ser pesados, então tem que tomar cuidado porque às vezes seu render vai demorar mais”

Transform

Por fim, Maurício mostra duas opções da pasta Transform que são o Crop, para aparar as bordas da imagem de acordo com a sua necessidade e o Horizontal Flip, que permite girar a sua imagem horizontalmente durante a edição.


Estes são alguns dos efeitos mais utilizados por Maurício Fonteles em suas produções. Existem diversos outros, portanto cabe a você procurar os que mais se encaixam no seu tipo de trabalho.

E você, quais são os efeitos que você mais usa durante as suas edições? Comenta aqui embaixo ou conta pra gente lá no canal da OZI no YouTube. Até mais!

Deixe o seu comentário