ÁUDIO CATEGORIAS DICAS OZI VLOG PRODUÇÃO

TUDO SOBRE SOM DIRETO

19 de setembro de 2018

author:

TUDO SOBRE SOM DIRETO

Fala pessoal! Nós já sabemos que o áudio é basicamente 50% de uma produção. Mas você já ouviu falar na gravação de som direto? Esta é, sem dúvida, uma das melhores formas de ter um áudio perfeito para o seu produto final.

O OZI Vlog #140 é exclusivo para tratar deste tema tão importante. Neste vídeo, Maurício Fonteles conta um pouco de sua experiência na área do som direto e fala sobre algumas das melhores formas de capturar áudio pra as suas gravações.

Assista abaixo:

Mas afinal de contas, o que é o som direto?

O som direto é como chamamos a captação feita no mesmo momento da gravação. Seja diretamente na câmera ou em equipamentos paralelos à gravação. De maneira geral, este tipo de gravação está focada na perfeita captação das vozes, independente do ambiente de filmagem.

A ideia é pegar no som direto a melhor qualidade possível nas vozes, falas, conversas e depoimentos. Mesmo que você não tenha a captação do som ambiente, este pode ser criado na pós-produção de maneira muito mais simples.

Quem faz?

Em geral, este tipo de captação é feita por um técnico de som direto. É uma tarefa bastante desafiadora, uma vez que exige do profissional encontrar a melhor forma de captar o som que precisa estar no vídeo, pensando em todas as variáveis possíveis, como o vento, barulho dos carros, pássaros e outros.

Portanto, o técnico de som direto é responsável pela operação de todos os equipamentos de gravação de áudio. Além disso, cabe a ele também encontrar a melhor forma de captação de som possível.

Este técnico é geralmente acompanhado por um microfonista, cuja responsabilidade fica na gravação e posicionamento do Boom em cena.

Abaixo, conheça a lista de equipamentos básicos para um técnico de som direto:

  • Gravador ou mixer: serve para controlar os volumes de todos os microfones;
  • Cabeamento: para conexão dos microfones;
  • Vara: para se aproximar da cena com o microfone boom;
  • Fone de ouvido: para monitoração do áudio que você está captando.

Qual a vantagem?

A vantagem real do som direto é ter na sua produção de vídeo um profissional que esteja dedicado exclusivamente à captação de áudio.

Muitas vezes, quando tentamos fazer tudo de uma vez, acabamos tirando o foco de algum dos pontos. Se esse ponto for o áudio, pode ser que você não alcance a qualidade esperada, nem cause o efeito que você gostaria.


Lembrando que a parte mais importante na captação de som direto é ter uma boa qualidade final. Dessa forma, a pós-produção pode trabalhar de maneira criativa em cima do som e não de maneira corretiva. E um áudio de alta qualidade, nós sabemos, faz toda a diferença no resultado final de uma produção.

Fique ligado no canal da OZI no YouTube para ver mais dicas como essa e até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário