CATEGORIAS FOTOGRAFIA

STRANGER THINGS: DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

10 de junho de 2018

author:

STRANGER THINGS: DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Olá gente! Quem já assistiu a série Stranger Things da Netflix teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de fotografia do diretor Tim Ives, que tem um trabalho bastante consolidado, inclusive tendo participado das séries Mr. Robot, House of Cards e Girls (HBO).

Em Stranger Things, o diretor utiliza algumas técnicas de filmagem que remetem à filmes de fantasia, garantindo também uma boa dose de nostalgia, parte essencial desta produção.

No vídeo de hoje, Lucas Gesser conta todos os detalhes sobre a fotografia de Stranger Things no IZO #015. Confira abaixo e não se preocupe caso não tenha assistido. Este vídeo não tem spoilers:

Conheça abaixo todas as estratégias e equipamentos de fotografia utilizados por Tim Ives para a produção da série Stranger Things da Netflix:

RED Dragon

A câmera utilizada nas filmagens foi uma RED Dragon com sensor mais atualizado. Esta opção garante conteúdo com a resolução mínima de 4k exigida pela companhia.

Leica Lumilux série C

Essa lente foi utilizada por contar com uma tecnologia mais moderna e, ao mesmo tempo, oferecer um look soft com bordas e desfoques mais orgânicos.

Colorização

O material gravado sofreu a aplicação de grão, uma vez que as câmeras RED gravam praticamente sem nenhum ruído de imagem. Esta técnica é bastante interessante na qual é utilizado o negativo da época. Em seguida escaneiam a película e aplicam por cima do material rodado.

Enquadramento

Ao assistir Stranger Things, é possível notar planos mais próximos gravados com lentes grande angulares de 35mm ou 40mm. Desse modo, o diretor dá o foco no personagem explorando o cenário ao seu redor. Esta é uma técnica que foi bastante utilizada por diretores como Steven Spielberg, no filme Tubarão, por exemplo.

Iluminação

Um “truque” inserido na receita da série foi utilizar a luz natural de maneira frontal em relação aos personagens. Bem pouco usado nas produções mais modernas, este estilo de filmagem trouxe uma ambientação mais nostálgica com imagens mais chapadas.

A técnica foi bastante utilizada pelo fotógrafo William Eggleston, pioneiro ao registrar o cotidiano das pequenas cidades norte-americanas com fotografia colorida.


 

Então, por hoje é só. Estas são todas as abordagens feitas pela direção de fotografia durante a filmagem da série Stranger Things, um grande sucesso da Netflix. Inscreva-se no canal da OZI no YouTube e fique por dentro de todas as novidades, reviews e dicas.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário