CATEGORIAS COMPARATIVO ILUMINAÇÃO

QUE ILUMINAÇÃO ESCOLHER: LED OU SOFT BOX?

1 de agosto de 2018

author:

QUE ILUMINAÇÃO ESCOLHER: LED OU SOFT BOX?

Hoje o assunto é iluminação. Uma das perguntas mais frequentes sobre este assunto e bastante pertinente é: o que é melhor: LED ou Soft box?

Portanto, no OZI TECH #004, Maurício Fonteles fala um pouco sobre quais as diferenças entre essas duas formas de criar iluminação artificial para os seus vídeos e faz uma comparação entre elas para você poder escolher qual a melhor forma de trabalhar luz nas suas produções.

Conforto do Soft box

Em primeiro lugar, o que é notável logo de cara é que o Soft box oferece uma luz mais confortável para ter perto da pessoa que está sendo gravada. O LED pode acabar criando uma espécie de desconforto dependendo da intensidade com que ele é trabalhado.

Força de ataque

Essa é uma clara diferença entre os dois tipos de iluminação: enquanto a luz de LED faz a iluminação de ataque de maneira mais forte e impactante, criando sombras mais marcantes, o Softbox mantém uma iluminação mais difusa, muito por conta do seu tamanho.

Lembre-se: “Quanto maiores as fontes luminosas, mais difusas as sombras que elas geram”

Reprodução de cor

Um dos principais pontos a se pensar no Soft box é escolher bem quais lâmpadas usar. Lâmpadas eletrônicas, por exemplo, trazem uma sobra de textura verde que pode impactar diretamente no resultado final do seu vídeo. Neste caso, é possível usar uma gelatina Minus Green 1/4 para mudar a referência da sua iluminação. Outro ponto importante: quanto menor a qualidade da sua lâmpada, mais tons de verde ela vai dar ao seu vídeo.

Dica: nunca encoste nas lâmpadas do Soft box diretamente. Use um pano, ou luva. Tocar diretamente na lâmpada pode danificar ou reduzir a vida útil do seu equipamento.

No caso dos LEDs, é imprescindível que você faça uma boa análise sobre qual o índice de reprodução de cor oferecido pelo equipamento. Alguns modelos permitem ainda que você escolha essa tonalidade.

Praticidade na hora de montar a sua iluminação

Neste quesito o LED ganha com claras vantagens. Ele aceita baterias, você pode controlar o dimmer de 10 a 100% para escolher a melhor intensidade e alguns ainda permitem a mudança na temperatura de cor, o que pode ser muito prático para a sua gravação. O Soft box é muito mais trabalhoso e demanda um tempo maior de montagem, além de maior cuidado na operação. Sua luz pode ser utilizada com 50% ou 100%, ou seja, não tem a mesma variedade do LED.

 

Por fim, este comparativo não quer mostrar qual é o melhor ou o pior equipamento. Ele tem como objetivo principal mostrar os pontos positivos e negativos de cada setup de iluminação, para que você possa escolher o que melhor se encaixa na sua rotina de trabalho. E aí, na sua opinião, quem vence essa disputa?

Deixe um comentário aqui embaixo e não deixe de seguir o canal da OZI no YouTube para mais reviews e dicas como esta aqui.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário