CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO FILMAGEM OZI VLOG

ENQUADRAMENTO DE CÂMERA

1 de novembro de 2018

author:

ENQUADRAMENTO DE CÂMERA

Fala galera, tudo bem? Em outra oportunidade, falamos sobre as principais técnicas utilizadas no cinema. Hoje vamos falar um pouco sobre planos de enquadramento utilizados nas mais diversas produções. Estas técnicas podem ajudar a contar a sua história de maneira mais intuitiva para o público.

No OZI Vlog #355, Maurício Fonteles descreve oito dos planos principais para serem usados nas suas produções. Dá uma olhada!

Enquadramento de câmera

1. Plano Geral

Em primeiro lugar, este enquadramento permite mostrar um pouco mais do espaço onde o personagem se encontra. Portanto, pode ser utilizado no começo das cenas, dando uma ideia do local onde a ação se passa.

2. Plano americano

Em seguida, aproximando um pouco mais a câmera, este plano oferece um enquadramento que ficou famoso nos filmes de faroeste norte-americanos. Este plano permitia que os filmes mostrassem as armas dos caubóis.

3. Plano médio

Este é um enquadramento bastante utilizado especialmente em vídeos jornalísticos. Ele funciona pegando a imagem da pessoa da cintura para cima. Ele tem esse nome porque, em geral, a câmera está a uma média distância do personagem.

4. Plano próximo

Também conhecido como “meio primeiro plano”, este enquadramento é feito da altura do peito até o topo da cabeça. Este plano foca principalmente a pessoa, sem mostrar muito sobre o lugar onde ela está.

5. Close

Este enquadramento é um pouco mais famoso e também pode ser conhecido como “primeiro plano”. Neste caso, você costuma recortar o restante do corpo do apresentador, focando simplesmente no rosto.

6. Super Close

Neste plano, você corta a cabeça da pessoa e foca apenas na metade do rosto. Ou seja, isso permite mostrar feições e detalhes bem específicos como olhos, boca, nariz, entre outros.

7. Plano Detalhe

Uma variação do plano anterior, esta é uma possibilidade para mostrar objetos mais de perto. Dessa forma, você dá destaque a um objeto ou um produto, por exemplo.

8. Plano Conjunto

Por último, o plano conjunto é um pouco mais aberto e oferece a possibilidade de ter duas pessoas interagindo na tela. Além disso, assim como o plano geral, mostra mais sobre o ambiente em que elas estão.


De modo geral, estes planos de enquadramento tem detalhes específicos, valorizando personagem, ambientes e outros aspectos. Dessa forma, eles têm o poder de aproximar ou afastar o público da cena.

Contudo, vai depender da história que está sendo contada no seu vídeo. E de como você quer usar esses elementos para contar a sua história.

Espero que tenham gostado. Não deixe de seguir o canal da OZI no YouTube para saber mais dicas como essa e até a próxima!

https://quero.comofacovideo.com/edicao

Deixe o seu comentário