CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO

LUMETRI: LUTS E PRESETS DE COR

2 de novembro de 2018

author:

LUMETRI: LUTS E PRESETS DE COR

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre correção de cor e como utilizar os LUTs. Estes formatos prontos de correção oferecem algumas alternativas com definições quase que ideais para as suas imagens. Dessa forma, eles facilitam a pós-produção para que você possa economizar tempo.

Assista no vídeo abaixo OZI Vlog #228, onde Maurício Fonteles fala sobre os diversos tipos de LUTs disponíveis e como colocá-los em prática nas produções.

Como usar LUTs

A correção de cor no Adobe Premiere possui algumas técnicas das quais já falamos em outra oportunidade. Além das correções básicas, no Lumetri Color, você tem a opção Input LUT.

No vídeo acima, Maurício fala sobre as imagens que está usando, feitas com uma Alexa. No site do fabricante, você pode encontrar diversos modelos de LUTs para trabalhar em suas produções.

Como você pôde notar no vídeo acima, uma das possibilidades mais interessantes ao utilizar LUTs é começar usando ele para as definições principais e, depois disso, fazer algumas correções à mão. Dessa forma você pode trabalhar correção básica como saturação, brilho e contraste de um jeito mais simples.

A aba Creative oferece ainda alguns looks interessantes para trabalhar em seus clipes. Neste formato, você pode visualizar os efeitos antes de inserir na timeline.


Por fim, é importante dizer que estes padrões devem ser utilizados apenas em arquivos próprios para isso, os chamados LUT-friendly. Ter arquivos de câmeras de cinema digital como a Black Magic, Arri ou a RED permite uma abertura muito maior para a utilização dos LUTs. Aplicar estes padrões em arquivos de uma DSLR, por exemplo, pode acabar deixando seu vídeo com cores muito fortes e marcadas.

Usar LUTs é uma forma bem interessante e útil para começar a fazer o tratamento das suas imagens. Gostou? Acompanhe o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas como esta e até a próxima!

Deixe o seu comentário