CATEGORIAS DICAS ILUMINAÇÃO PRODUÇÃO

GRAVANDO COM FUNDO BRANCO

27 de setembro de 2018

author:

GRAVANDO COM FUNDO BRANCO

Oi pessoal! Em algumas produções, você pode acabar precisando utilizar um vídeo com fundo branco. Pode funcionar bem caso você vá usar conteúdo escrito, inserção de imagens e artes, enfim. Existem diversas utilidades ao utilizar este formato. Já falamos do fundo preto também, dá uma olhada neste post.

No OZI Tech #022, Maurício Fonteles fala sobre a montagem do setup e todas as variáveis ao utilizar um fundo branco.

Confira!

Montagem do fundo branco

Primeiramente, você precisa de um fundo branco de fato. Neste caso, pode ser tanto uma parede toda branca, ou mesmo um tecido branco esticado, como foi apresentado no vídeo.

Ao usar um tecido, é preciso tomar cuidado para esticar o pano o máximo possível. Caso seja muito difícil, o ideal é esticar o pano o quanto conseguir e depois compensar na exposição da câmera.

Iluminação

Neste caso, a iluminação foi dividida em dois estágios. Dois refletores na parte de trás, apontados para o fundo. Dessa forma, você cria uniformidade nesse background.

Como você pôde assistir no vídeo, Maurício usou também dois isopores para isolar aquela luz e não permitir que ela se espalhasse. Neste caso, não há a necessidade de uma luz que contraste com essas duas, uma vez que o fundo branco funciona como um contraluz ao personagem principal do vídeo.

Por outro lado, para a iluminação de ataque, foi utilizada uma softbox. Posicionada um pouco mais acima e de maneira particularmente frontal, esta iluminação acaba não necessitando de um rebatimento lateral, como nas iluminações de três pontos convencionais.

Dica: Procure usar a mesma temperatura de cor dos LEDs de iluminação tanto para a iluminação de fundo, quanto para a iluminação de ataque, para chegar num bom resultado.


Por fim, a grande sacada ao utilizar um fundo branco é garantir que ele seja mais bem iluminado que o personagem principal do vídeo, neste caso o próprio Maurício.

O fundo branco absoluto necessita de muita iluminação. Utilizando apenas a luz de ataque você pode acabar comprometendo o background. Isso pode criar algumas sombras indesejadas, ou revelar deformidades (no caso de uma parede, por exemplo).

Para garantir excelentes resultados, encontre um bom balanceamento entre a iluminação feita para o seu fundo branco e na luz de ataque.

Espero que tenham curtido as dicas. Dá uma olhada no canal da OZI no YouTube e acompanhe para receber mais dicas como essa. Valeu, até mais!

https://quero.comofacovideo.com/edicao

Deixe o seu comentário