CATEGORIAS COMPARATIVO DICAS EDIÇÃO OZI VLOG

FINAL CUT OU PREMIERE: QUAL O MELHOR SOFTWARE

5 de setembro de 2018

author:

FINAL CUT OU PREMIERE: QUAL O MELHOR SOFTWARE

Fala galera! Escolher o seu software de edição favorito é uma tarefa extremamente pessoal. Isso depende muito da agilidade que você precisa em cada projeto, do seu workflow e de muitas outras variáveis.

No OZI Vlog #284, Maurício Fonteles faz um apanhado de todos os pontos positivos dos dois softwares. Assista abaixo:

Qual o seu software de edição favorito?

Um resumo básico das escolhas do Maurício para cada software:

Final Cut

  • Ideal para trabalhar sozinho
  • Oferece maior agilidade de cortes pra vlog
  • Suporte a vídeos em 4K com mais fluidez
  • Playback em tempo real

Premiere

  • Ideal para trabalhar com projetos maiores (por conta da organização)
  • Melhor tratamento de cor
  • Edição de som mais profunda

Final Cut

Primeiramente, este software é bastante usado na grande maioria dos vídeos de produção diária. Ele possui uma agilidade por conta de sua timeline magnética, ou seja, é um software que facilita a edição de vlogs, por exemplo. Portanto, em resumo, fazer jump cut no Final Cut é mais fácil.

Além disso, segundo Maurício, o desempenho do Final Cut ao utilizar vídeos em 4K é também superior.

Contudo, um dos pontos negativos é que este software é feito para ser um editor pessoal. Dessa forma, trabalhar com outras pessoas no mesmo projeto de forma colaborativa é um tanto quanto inviável.

O tratamento de cor do Final Cut é interessante e permite fazer uma correção básica, embora não vá muito além.

Adobe Premiere

Este software, em termos de organização, é mais clássico. Permite trabalhar sequências, bins, tudo de maneira intuitiva e oferecendo melhor organização para os projetos. Outro ponto interessante do software é a possibilidade de trabalhar em múltiplas pistas, ideal para fazer sobreposições.

Essa característica também ajuda a trabalhar melhor com o som dos seus vídeos. Quando editamos vídeos, grande parte do que estamos cortando é baseada no áudio e não necessariamente na imagem. O software possui também uma organização de faixas diferente do Final Cut e permite trabalhar a mixagem de áudio em cada track, uma funcionalidade extremamente útil.

O tratamento de cor do Adobe Premiere possui o Lumetri. Este plugin é bastante completo para as suas correções de cor e levou a função a um outro nível.


Como você pôde assistir no vídeo, Maurício utiliza tanto o Final Cut quanto o Adobe Premiere, dependendo do projeto. Estas dicas são essenciais para orientar melhor a sua escolha na hora de decidir com qual software trabalhar.

Vale lembrar também que o Final Cut funciona apenas em sistemas operacionais iOS, enquanto o Premiere funciona em iOS e Windows.

Comente aqui embaixo qual software você acha melhor para editar os vídeos. E não se esqueça de seguir nosso canal do YouTube para mais dicas como esta.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário