CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

FERRAMENTAS PARA VIDEOMAKERS

9 de outubro de 2018

author:

FERRAMENTAS PARA VIDEOMAKERS

Fala pessoal! Sabe aquele momento que você fechou o job com o maior cliente que já apareceu? Você está nervoso, mas ao mesmo tempo animado e bem preparado. Você começa a trabalhar na configuração do seu setup ajustando tripés, câmeras, luzes e microfones. Tudo certo, ligado e pronto para começar. Sem aviso, uma das pernas extensíveis do seu tripé quebra e sua amada C300 Mark II vai para o chão. O entrevistado entra na sala e tropeça em um fio solto, derrubando seu painel de LED no chão. Naquele mesmo momento, uma lâmpada de tungstênio explode em uma lâmpada Lowel Tota de 750W, deixando apenas a lâmpada velha do dispositivo.

OK, este não é exatamente o cenário mais provável, mas você entendeu o ponto.

A verdade é que a maioria de nós pode levar setups simples para as gravações de vídeo e extrair ótimos resultados com pouco ou mesmo sem nenhum problema. As luzes geralmente funcionam como deveriam, os tripés são confiáveis, nós conhecemos nossas câmeras e gravadores de áudio melhor do que os reviews de YouTube que assistimos antes de comprar estes equipamentos.

Infelizmente, nem sempre as coisas correm de acordo com o planejado. Com o tempo, nosso equipamento acaba naturalmente se desgastando, soltando e até mesmo quebrando. Muitos de nós não definimos a segurança como prioridade durante uma produção. Como muitas coisas na vida, tudo pode acontecer, não importa quão improvável. Seu trabalho é estar preparado para lidar com qualquer situação da melhor maneira possível.

Ferramentas que todo videomaker precisa ter

Assim como um mecânico precisa de uma ferramenta para lidar com diferentes necessidades durante um conserto de carro, um videomaker precisa de um conjunto de ferramentas e equipamentos que o permitam lidar com qualquer situação no set de filmagem.

Ou seja, os itens mencionados neste artigo não são de forma alguma um guia definitivo para as ferramentas de filmagem. Entretanto, essa lista deve servir como um ponto de partida honesto se você não tiver um kit de ferramentas. Se você já tiver um, pode te ajudar a avaliar as suas próprias ferramentas.

Vamos começar pelos mais básicos

Chaves de fenda: geralmente se opta por uma chave Phillips e uma de cabeça chata. Por segurança, invista em uma chave de fenda com pontas intercambiáveis, para que você acabe precisando de uma um #2 Robertson ou uma T6 Torx. Além disso, um conjunto de mini-chaves de fenda pode também ser bastante útil. Muitas câmeras, laptops e outros hardwares podem ser acessados ​​ou consertados com estes pequenos acessórios.

Chaves Allen: Não saia de casa sem estes itens. Pernas e cabeças de tripé, assim como muitos outros equipamentos de tecnologia, dependem de parafusos Allen para muitas de suas articulações essenciais. Ser capaz de apertar uma perna em um tripé que está se soltando com o tempo pode lhe trazer muito mais tranquilidade no set.

Conjunto de ferramentas de uso geral: Um bom e clássico conjunto de ferramentas pode ser extremamente útil. A maior parte das lojas de ferramentas de grande porte vendem estes kits prontos com chaves (métricas e imperiais), soquetes, alicates, garras, além das ferramentas mencionadas acima. Muitos até podem vir com uma pequena serra, fita métrica ou uma tesoura, itens que devem fazer parte de um bom kit de ferramentas para videomakers. Procure! Você pode acabar achando esses kits com preços bem em conta.

Algumas ferramentas indispensáveis

Essas ferramentas foram bastante óbvias até agora, não é? Ok, aqui abaixo, veja uma lista de ferramentas não-tradicionais que podem ser de grande ajuda:

Canetas / lápis / marcadores: Servem desde a assinatura do pagamento recebido até a criação de cartões de sugestões. Estes acessórios de escrita são essenciais para todos os momentos.

Lanterna: Claro que nossos smartphones fazem um bom papel neste caso. Contudo, ter uma lanterna real é ideal. Elas geralmente duram bastante e funcionam por bastante tempo com apenas algumas pilhas.

Baterias: As pilhas e baterias são o ponto de interseção entre o equipamento de filmagem e os acessórios alternativos. Ter um conjunto de recargas da Sanyo Eneloop ou algo semelhante pode ser um salva-vidas.

Uma lata de ar comprimido: isso, junto com um pano e fluido para limpeza de lentes, lenço de papel ou caneta para lentes, pode ser muito útil para limpar câmeras e outros equipamentos mais sensíveis.

Para seu bem estar no trabalho

Advil: Horas de pé no set de filmagem pode acabar cobrando um preço alto. Ter uma garrafa de Advil, juntamente com roupas confortáveis, pode ser uma boa maneira de tornar a gravação mais agradável.

Uma muda de roupa: a filmagem geralmente requer um ambiente que não é exatamente o mais confortável. Ar condicionado desligado para reduzir o ruído, por exemplo. Isso somado às luzes, pode acabar gerando um calor fora do comum. Às vezes, trocar suas roupas suadas por algo seco e macio torna a viagem para casa ou volta para o escritório muito mais agradável.

Acessórios diversos: fita adesiva de vários tamanhos para cabos, reparos e outros usos; sacos de areia para suportes de luz e tripés; luvas de trabalho que são resistentes ao calor para trabalhar com luzes quentes; fechos de correr para cabos; cartões de memória e baterias extras para câmeras – pelo menos o dobro do que as filmagens exigem – tudo isso pode significar a diferença entre um dia cheio e produtivo ou muitas buscas para remendar soluções.

Uma mala de transporte: quando todos os equipamentos forem montados, será necessário um bom modo de armazenamento e transporte. Confira malas de produção como a Cinebags ou hard cases da Pelican ou Nanuk. Por fim, certifique-se de que tem espaço suficiente para todas as suas ferramentas sem esmagar nada e, caso o equipamento seja muito pesado, procure algo com rodas.


Essa está longe de ser uma lista definitiva. Diferentes produções podem exigir diferentes ferramentas. Dependendo do caso, um kit de ferramentas pode ser até pouco para o trabalho. De qualquer forma, este é um bom ponto inicial para montar o seu kit de ferramentas e poupar alguns problemas no futuro.

Siga o canal da OZI no YouTube para mais dicas e até a próxima!

fonte: Videomaker.com

Deixe o seu comentário