CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM

ESTABILIZADORES DE CÂMERA

4 de junho de 2018

author:

ESTABILIZADORES DE CÂMERA

Olá pessoal! Estabilizadores de câmeras funcionam como uma excelente forma de elevar o nível do seu conteúdo. Além disso, este é um acessório extra que garante qualidade de uma maneira bastante simples, oferecendo agilidade e a possibilidade de fazer vídeos em movimento com naturalidade.

Para citar alguns exemplos, temos o Sambacam e o Glidecam. Estabilizadores desenvolvidos com o único propósito de garantir uma melhor composição e fluidez para as cenas. Com eles, você vai oferecer ao seu público um trabalho final mais orgânico.

Assista abaixo o OZI Vlog #389 onde Mauricio Fonteles e Edgar Ramos falam tudo sobre o assunto:

Cada um com as suas determinadas características, os estabilizadores exigem um certo domínio e oferecem um valor agregado às suas produções. Antigamente, os Steadycams necessitavam de um ou dois operadores, além de serem caros, portanto pouco acessíveis para quem estava produzindo conteúdo.

Conhecendo o Crane

A revolução no universo da estabilização de imagem chegou com o Crane, um modelo eletrônico de alta qualidade. Uma das melhores formas de alcançar melhores resultados com este tipo de equipamento foi o que Edgar e Maurício chamaram de “horas de vôo”. Ou seja, a quantidade de tempo que você utiliza para operar o estabilizador vai determinar potencialmente o seu sucesso.

Nos primeiros usos, é possível que você ligue o equipamento e comece a apontar para qualquer lugar e gravar inadvertidamente. Esse é um processo natural, embora seja também bastante importante incorporar o uso da ferramenta no dia a dia. Dessa forma, você vai entender melhor como ele funciona e até onde ele pode chegar.

Lembre-se: o acessório é apenas uma ferramenta para chegar ao seu objetivo. Use com clareza e busque sempre o melhor resultado final para o seu espectador.

Opções de estabilizadores

Atualmente, existem diversas marcas de estabilizadores para adequar às suas produções, sejam eles chineses, americanos ou mesmo nacionais. Dentre os equipamentos mais famosos estão:

  • Osmo
  • Crane
  • Glidecam
  • Ronin
  • Sambacam

É bastante importante compreender todo o universo da estabilização de câmeras, seja ela nativa, gravitacional ou robótica. Saber como utilizar os equipamentos no seu vídeo vai fazer toda a diferença no resultado final.

A escolha do seu estabilizador está intimamente ligada ao tipo de produção na qual você está envolvido. Portanto, passe a entender as suas aplicações e comece a analisar o processo de filmagem. Assim, sua produção de conteúdo terá um resultado certamente superior.

Filmando com estabilizadores de câmera

Sabendo de antemão que todos os estabilizadores possuem características e estéticas específicas, a OZI decidiu criar uma oportunidade para você entender ainda mais sobre o assunto.

O curso Filmando com estabilizadores de câmera foi desenvolvido para fazer a diferença nas suas produções. Além disso, serve para que você saiba escolher a melhor opção dentro do seu escopo de trabalho, garantindo composições com movimento mais naturais para a sua audiência.

Os estabilizadores de câmera se popularizaram ao mesmo tempo em que se tornaram inteligentes e inovadores no mercado do audiovisual. Muitos clientes já pedem o uso destes equipamentos sabendo que vão garantir uma estética mais profissional para as suas produções.

O intuito deste curso é fazer um panorama geral dentre os diversos tipos de equipamento e dar maior autonomia ao videomaker.

Por fim, é importante dizer que existe bastante conteúdo disponível na internet sobre estes equipamentos. Entretanto, o que vamos abordar neste curso são os diferentes modelos de estabilizadores sendo utilizados no mesmo universo, com o mesmo operador.

Conheça um pouco mais sobre o curso neste link e aproveite todo este conhecimento para produzir vídeos ainda melhores. Nos vemos lá!

Deixe o seu comentário