CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

DICAS PARA ESCOLHER O SEU TRIPÉ

24 de setembro de 2018

author:

DICAS PARA ESCOLHER O SEU TRIPÉ

Fala galera! Escolher os equipamentos certos para cada situação pode ser de grande ajuda para ter um setup mais enxuto e funcional. Além disso, vai te ajudar a economizar algum dinheiro. Hoje vamos falar sobre características e diferenças na hora de escolher o seu tripé.

No OZI TECH #002, Maurício Fonteles fala sobre todas as possibilidades na hora de escolher o melhor tripé para as suas produções.

Qual o tripé você realmente precisa?

Weifeng

Primeiro apresentado no vídeo, este Weifeng é adaptado com uma ballhead Manfrotto por conta de sua cabeça original ser mais frágil. É um modelo leve, portátil e compacto. Pode ser bastante usado em viagens. Ideal para ser usado com câmera fixa.

Manfrotto

Marca italiana, este tripé é bastante robusto e conta com uma cabeça hidráulica. Esta possibilidade de movimentos na cabeça é essencial para fazer boas cenas usando pan e tilt. Um pouco mais caro que o anterior, este é mais completo e feito para produções maiores, com uma equipe, por exemplo. Além disso, suporta um rig muito maior de equipamentos.

Benro

O melhor custo-benefício desta lista é o Benro, um tripé altamente leve, ideal para viagens. Ele conta com uma cabeça que oferece possibilidades de movimento, apesar de não ser tão robusta.


Por fim, estes três são os principais tripés utilizados aqui nas produções da OZI. Para quem está começando, uma solução pode ser o tripé para iniciantes. Apesar de muito leve e feito com um material de baixo custo, estes modelos mais acessíveis podem ajudar quando você ainda não tem dinheiro para investir em um mais potente.

Uma outra solução pode ser usar um tripé de luz, mais resistente que os iniciantes e geralmente mais barato do que os modelos apresentados aqui.

Portanto, para finalizar, é importante que você entenda as suas necessidades de produção na hora de escolher o seu tripé. Você precisa que ele aguente mais peso e mais equipamentos? Escolha um modelo mais robusto. Precisa de maiores movimentos de câmera? Escolha os modelos com cabeça hidráulica.

Tudo deve ser medido antes de fazer a sua escolha, especialmente a sua verba de investimento.

Espero que com estas dicas você consiga escolher o tripé ideal para os seus vídeos. Fique ligado no canal da OZI no YouTube para acompanhar mais dicas como esta e até mais!

Deixe o seu comentário