CÂMERAS CATEGORIAS DICAS OZI VLOG

COMO USAR IMAGENS LAVADAS

31 de agosto de 2018

author:

COMO USAR IMAGENS LAVADAS

Olá, pessoal! Você conhece ou sabe como usar as imagens lavadas? Normalmente, a imagem lavada possui pouco contraste e saturação. Num primeiro momento, ao pensar nesse tipo de imagem também conhecida como flat, você pode achar que ela não é definitivamente muito boa.

Contudo, esse tipo de imagem oferece grandes possibilidades de manipulação de cor. As imagens lavadas têm sido muito utilizadas nas produções profissionais, especialmente quando você tem tempo e capacidade para conseguir fazer um bom tratamento de cor em cima dessa imagem.

Se liga no OZI Vlog #101 com Maurício Fonteles em um comparativo com uma câmera Canon 80D e a Blackmagic Cinema Cam.

O que significa e pra que servem as imagens lavadas?

Como disse acima, as imagens lavadas tem um baixo contraste e saturação, além de nitidez não tão sharp. Com esse tipo de imagem, você pode acabar tendo um controle interessante das cores e da luz do seu vídeo. Ou seja, ao fazer um tratamento de cor, é possível alcançar os resultados que você procura mais facilmente.

No caso das DSLRs Canon como a 80D citada no vídeo, as imagens já vem relativamente “prontas”. Apesar disso, você pode ainda instalar o perfil Cinestyle, para gerar imagens lavadas e trabalhar melhor na pós-produção.

Como você pôde assistir acima, as imagens originais produzidas pela Blackmagic Cinema Cam não têm muita cor, saturação ou contraste. Entretanto, elas garantem boa liberdade para trabalhar a dinâmica de luz e cor, por ser concentrada numa área de cinzas. Com o preto e o branco não muito destacados, você ganha controle, pois tem muita informação para extrair das imagens. Esta câmera permite gravar em arquivos RAW e PRO-RES, que garantem muita informação na hora do tratamento.


Portanto, o que se busca principalmente em produções publicitárias e cinematográficas é trazer uma imagem bem flat para que ela dê bastante margem quando você for fazer o tratamento de cor do vídeo. Isso não quer dizer exatamente que você precisa gravar tudo dessa mesma forma. Afinal, gravar vídeos com as imagens lavadas exige um compromisso com a pós-produção, com o tratamento de cor. E muitas vezes dependendo do seu deadline, ou da urgência do seu conteúdo, você acaba não tendo esse tempo para fazer o tratamento da forma correta. Então é sim uma escolha sua e depende muito das características próprias de cada produção.

Não se esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube e dar um like lá no Facebook para acompanhar mais dicas como esta. Até a próxima!

Deixe o seu comentário