CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

COMO USAR CLOSE-UPS

23 de outubro de 2018

author:

COMO USAR CLOSE-UPS

Nas produções cinematográficas, close-ups podem ser muitas vezes desvalorizados. Este tipo de cena, que foca no rosto do personagem, para muitas pessoas pode acabar tirando o impacto. Este é um pensamento completamente equivocado. Afinal de contas, close-ups podem ser usados de maneira muito inteligente para contar uma história.

O canal D4Darious do YouTube fez um vídeo explicando todos os benefícios que um close pode dar para as suas produções, dá uma olhada (em inglês):

Formas de usar close-ups nas suas produções

Primeiramente, é necessário dizer: existe uma técnica habitual que é guardar close-ups para momentos específicos e marcantes do vídeo. Este é um bom conselho, embora existam outras formas também interessantes de usar a técnica. Isso tudo pode depender de como você deseja contar a sua história.

Abaixo, listamos algumas das dicas citadas por Darious no vídeo acima. Entenda como e porque os close-ups podem acabar sendo seus melhores amigos numa produção:

Esconder locações inapropriadas

O que ele chama de ugly locations (locações feias) são locais que não vão ficar esteticamente bem no vídeo. Locações que não ajudam a narrar a sua história. Nestes casos, fazer um close-up de uma conversa, por exemplo, pode ser uma forma de “esconder” o que você não quer que apareça no vídeo.

Simular locações

Darious dá o exemplo de seu primeiro filme independente, Unsound. Ele precisava filmar uma cena em um tribunal. Como não encontrou um lugar disponível, acabou optando por fazer pequenas substituições: a) ele fez cenas externas do prédio de um tribunal e b) filmou algumas salas de reunião de sua antiga escola de vídeo.

O restante da cena foi feita em close-ups entre as personagens, dando a sensação que a história precisava. Naquele momento, não era necessário mostrar mais o  lugar, mas apenas a tensão entre as personagens.

Iluminação

Ao filmar close-ups, você acaba tendo de focar apenas no rosto do personagem, portanto pode fazer iluminações mais simples, com luz natural, por exemplo.

No caso de Darious, ele cita do filme Father’s Day, no qual ele filma uma cena entre duas personagens usando apenas um abajour e a luz que vem da janela.

Procurar backgrounds interessantes pode ser também uma maneira super inteligente de fazer close-ups.

Adicione valor à sua produção

Praticamente todos os close-ups ficam com um resultado interessante para as suas produções. Nada é mais poderoso do que capturar as microexpressões, piscadas, ou mesmo a geografia do rosto de uma personagem. Eles são ideais para fazer seu vídeo capturar a atenção do público.


Para finalizar, é importante dizer o óbvio: é claro que existem jeitos certos e errados de utilizar close-ups. A sua experiência vai acabar ajudando muito na hora de decidir quando filmá-los ou não.

Portanto, quanto mais produções você estiver envolvido, mais vai entender como e quando utilizar estas técnicas para dar o suporte que sua história precisa.

Um “desafio” proposto por Darious e que você pode usar para começar a entender o valor dos close-ups nas suas produções: Faça um vídeo inteiro com close-ups. Teste, aprimore o jeito de fazer, repita e comece a entender como esta técnica pode ser uma poderosa ferramenta para incrementar as suas produções.

Até mais!

Deixe o seu comentário