CATEGORIAS DICAS FILMAGEM ILUMINAÇÃO

SETUP DE ILUMINAÇÃO EFICIENTE

1 de outubro de 2018

author:

SETUP DE ILUMINAÇÃO EFICIENTE

Olá! Algum tempo atrás falamos sobre a iluminação de três pontos. Esta é certamente uma forma bastante prática e inteligente de montar o seu setup de luzes para gravação. Além disso, você garante um resultado incrível, com pouco equipamento.

No OZI Tech #030, Maurício Fonteles fala sobre uma alternativa à iluminação de três pontos. Assista e conheça melhor esta técnica:

Setup de iluminação eficiente para seus vídeos

Como você pôde assistir acima, esta iluminação é bastante simples de ser montada e exige apenas alguns cuidados básicos. Confira abaixo cada ponto deste setup.

Em primeiro lugar, é importante falar da câmera. Para esta gravação foi utilizada uma Sony A7III com uma lente 18-35mm da Sigma com adaptador MC11.

Depois, é preciso pensar no posicionamento para que a luz possa agir de maneira adequada.

A iluminação, como o próprio Maurício comenta no vídeo, é um setup de três pontos “desconstruído”, ou seja, com algumas particularidades. Neste formato, temos uma luz de ataque com um difusor de tamanho grande (1,80m x 1,20m); uma luz de recorte montada num tripé; e uma luz de fundo, ideal para não deixar a parede completamente preta e, ao mesmo tempo, criar um efeito bacana.

A iluminação de ataque foi feita com um LED Aputure 672 direcionado para este difusor. Interessante dizer que, neste caso, a luz de preenchimento não se faz necessária, uma vez que o difusor grande ajuda a espalhar a luz por toda a cena.

A hair light foi feita com um Aputure 198-C com um braço de efeito. Esta luz ajuda a destacar o persongem do vídeo com o fundo.

Por fim, a luz de fundo foi feita também com um Aputure 672 gerando este efeito como um círculo de luz para o background.

 

Fazer uma iluminação de qualidade é importante para destacar seu conteúdo. Para isso, você precisa aprender a combinar as melhores técnicas e testar bastante.

Se ficar com dúvida, mande uma mensagem para a OZI que a gente responde. Pode ser aqui nos comentários, no Facebook ou ainda no canal da OZI no YouTube.

Até mais!

Deixe o seu comentário