CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO OZI VLOG

GRÁFICOS DE CORREÇÃO DE COR

4 de julho de 2018

author:

GRÁFICOS DE CORREÇÃO DE COR

Fala pessoal! Hoje vamos falar sobre o Adobe Premiere, um dos softwares mais utilizados para a edição de vídeo, onde grande parte do seu trabalho acontece depois da captação de áudio e vídeo. No vídeo abaixo, Maurício Fonteles fala sobre como podemos ler os gráficos de correção de cor e como eles funcionam.

Para começar a desmistificar de maneira simples para que você entenda melhor, existem 4 gráficos traidicionais quando falamos de correção de cor: O Waveform, RGB Parade, Hitograma e Vector Scope.

Neste post, vamos falar sobre os dois primeiros. Assista no OZI Vlog #216:

Como ler os gráficos de correção de cor?

Perceba que ao ponto que você altera a posição da timeline, os gráficos também se alteram. E caso você mude completamente o vídeo, o gráfico também se altera completamente.

WAVEFORM

waveform

Este pode ser lido da esquerda para a direita e de baixo para cima. Da esquerda pra direita, você tem uma relação direta com a sua imagem, ou seja, tudo o que está na esquerda da imagem, está na esquerda do gráfico, por exemplo.

A confusão pode aparecer quando você pensa nele verticalmente, uma vez que, nesse sentido, ele lê a intensidade de luz e a concentração desses pontos de luz em diferentes áreas da imagem.

Este é um gráfico mais completo porque não lê apenas a luminância, mas já nota também as variações de cor. Portanto, é interessante estudar e notar em quais pontos do gráfico ficam em quais posições do seu vídeo.

RGB PARADE

rgb parade

Bastante parecido com a visualização do Waveform, este gráfico lê a intensidade de luz, mas segmenta a imagem em três áreas nas cores vermelho, verde e azul.

Portanto, da esquerda para a direita você tem três mini gráficos com as representações de cor respectivas.


E você já trabalha com correção de cor? Conta pra gente nos comentários. Fique por dentro de todo o nosso conteúdo acessando o canal da OZI no YouTube. Até mais!

Deixe o seu comentário