CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO TUTORIAIS

COMO FAZER: LIVE NO YOUTUBE

7 de outubro de 2018

author:

COMO FAZER: LIVE NO YOUTUBE

Fala galera, hoje vamos falar sobre como fazer uma live no Youtube com alta qualidade. Já falamos disso no post que fala sobre o Blackmagic Web Presenter. Hoje você vai saber como fazer isso utilizando a Intensity Shuttle, uma placa de caputra mais simples, também da Black Magic.

Assista no OZI Tech #003, onde Maurício Fonteles ensina como fazer uma live no YouTube com a sua DSLR de maneira super prática.

Como fazer uma live no YouTube

Transmissões ao vivo no YouTube ou em qualquer outra plataforma são, de modo geral, simples de fazer. Em primeiro lugar, para você entender o setup: Maurício utiliza uma câmera Sony A6500 e um placa de captura de vídeo Firewire BlackMagic Intensity Shuttle.

Ligada diretamente no computador, essa placa necessita ser configurada de acordo com a saída da sua câmera. Para isso, você precisa acessar o aplicativo Desktop Video Setup, que pode ser baixado no site da BlackMagic e, no menu, você modifica a configuração de Video Outpút de acordo com a imagem que está saindo da sua câmera.

Importante: Você precisa de uma saída limpa da sua câmera. A Sony A6500 tem essa opção de, ao ser conectada via HDMI, transmitir uma imagem livre de menus e outras informações. Isso vai ajudar bastante na hora de fazer a sua live no YouTube.

BlackMagic Media Express

Este software, também da BlackMagic, ajuda a verificar se está tudo certo com o vídeo que está vindo da sua câmera e como ele está chegando. Ele não é um programa de transmissão, mas pode ajudar a checar como está a qualidade do seu vídeo e como a live no Youtube vai chegar para o seu público.

Wirecast Play

Este é o programa que vai ser usado para transmitir a live no YouTube. Ele recebe o sinal da câmera e envia para a plataforma. Primeiro, abra um novo projeto e note que ele já reconhece a sua câmera do próprio computador.

Crie um novo feed no ícone da câmera e selecione a Intensity Shuttle. Se você vai usar apenas a câmera principal, delete o feed com a câmera do seu computador. Entretanto, se quiser, você pode ainda trabalhar fazendo cortes de uma para outra câmera, por exemplo.

 

Estamos ao vivo

Depois de configurada a imagem, basta acessar Stream e configurar a sua conta do YouTube onde a live será reproduzida. Para isso, escolha a sua conta e coloque sua senha.

Ao apertar OK, clique novamente sobre stream, onde uma bolinha vermelha vai indicar a reprodução ao vivo no YouTube. Abra o navegador, acesse o YouTube e vá até o Gerenciador de Vídeos. No menu Transmissão ao Vivo, sua live já estará sendo reproduzida.

A página informa também um link de compartilhamento para enviar a sua transmissão para mais pessoas acompanharem, por exemplo, nas suas redes sociais.

Dois detalhes importantes: a) essa versão do Wirecast utilizada no vídeo não é gratuita, mas possui um custo baixo; b) a Intensity Shuttle possui outras entradas de áudio. Portanto, você pode conectar, por exemplo, a uma mesa de áudio e usar diversos microfones diferentes para uma roda de conversa.


Como você pode ver, é bastante simples fazer uma live no YouTube com qualidade tanto de áudio como de vídeo. É importante ter alguns equipamentos e saber as configurações necessárias para cada um deles.

O resto é com você. Sua criatividade e relevância podem fazer seu conteúdo crescer ainda mais publicando live no YouTube. Testa e conta pra gente como foi! E não se esquece de seguir o canal da OZI no YouTube (onde a gente também faz algumas lives). Até mais!

Deixe o seu comentário