CÂMERAS CATEGORIAS DICAS OZI VLOG

COMO CONFIGURAR A SUA CÂMERA

11 de junho de 2018

author:

COMO CONFIGURAR A SUA CÂMERA

Fala pessoal! Uma das grandes questões para começar a gravar com o seu equipamento é a configuração. Como fazer para alcançar os resultados que você procura e configurar a sua câmera adequadamente?

Muita gente tem perguntado qual a configuração do setup que Maurício Fonteles utiliza para gravar o OZI Vlog e, no vídeo abaixo, ele dá algumas dicas e explora o equipamento:

Como podemos ver no vídeo, é impossível dizer quais as configurações ideais para se utilizar. Primeiramente porque elas variam de acordo com as situações de luminosidade e o tipo de vídeo que você está produzindo.

Para gravar os OZI Vlogs, Maurício utiliza o seguinte equipamento:

  • Câmera Canon 80D
  • Lente 10-22 f/3.5-4.5
  • RODE Videomic Go (com deadcat)
  • Gorillapod

Como configurar o equipamento para a gravação do OZI Vlog

Em primeiro lugar, é utilizada sempre uma lente grande angular na maior abertura possível, desde que a iluminação ambiente permita. Além disso, ele utiliza shutter fixo 1:50 e frame rate 24 frames, que oferece um look mais cinematográfico.

Dica: use sempre o shutter no dobro da velocidade do frame rate.

Na questão do ISO, Maurício prefere o modo automático. Isso por conta da mobilidade, uma vez que facilita deixando os outros presets definidos e a câmera com autonomia na hora de buscar a melhor exposição e fazer compensações. Do mesmo modo, é importante também fazer alguns testes previamente para ter certeza de que a câmera está captando tudo da melhor forma possível.

Caso você esteja operando a câmera e não gravando sozinho, não utilize o ISO no modo automático. Neste caso, você terá o controle e poderá alterar a taxa de acordo com a necessidade do vídeo.

Por fim, ele utiliza o perfil de cor neutro, que já garante uma boa taxa de contraste e saturação, diferente do modo standard, ou mesmo do Cinestyle, que exige um trabalho maior de correção de cor na pós-produção.

Para quem está começando ou mesmo aprendendo aos poucos como configurar o seu equipamento, vale ressaltar que esses presets são de gosto pessoal. Ou seja, eles dependem tanto do seu setup, quanto das condições ambiente na hora da filmagem.

E você, de que forma utiliza as suas configurações? Deixa uma mensagem contando pra gente nos comentários e não deixe de seguir o canal da OZI no YouTube para obter mais informações e dicas como esta.

Espero tudo isso ajude nas suas produções e até a próxima!

Deixe o seu comentário