CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO

CINESTYLE: CORREÇÃO DE COR

29 de outubro de 2018

author:

CINESTYLE: CORREÇÃO DE COR

Fala galera, tudo bem? Hoje vamos falar sobre correção de cor após gravar com o perfil Technicolor Cinestyle. Como falamos em outra oportunidade aqui no blog, este preset oferece uma imagem “lavada”. Isso permite um tratamento de cor mais amplo e, ao mesmo tempo, exige um trabalho maior em cima da imagem.

No OZI Dicas #12, Lucas Gesser fala sobre como fazer uma correção de cor simples e eficiente, em imagens gravadas com o perfil Cinestyle. Confira!

Como tratar imagens geradas com o perfil Cinestyle

Primeiramente, é muito importante lembrar que toda correção de cor deve ser feita com uma monitoração objetiva, não apenas com o nosso olhar. Portanto, é recomendável sempre usar scopes como o Waveform, por exemplo.

O Waveform é uma análise de luminância da imagem. Ou seja, quanto mais a onda chega próximo da parte de cima do gráfico, mais brancas elas estão. Quanto mais próximo da parte de baixo, mais sub-expostas.

Brightness & Contrast

O primeiro efeito de cor a ser utilizado se trata do brilho e contraste. Após aplicá-lo no seu clipe, você pode alterar as definições em Effect Controls. Note que, quanto mais você aumenta ou diminui, a Waveform vai também se alterando.

A quantidade de contraste que você deve aplicar pode variar de acordo com o plano e de onde você quer exibir essa imagem. Como Lucas disse, ele costuma trabalhar com uma margem de segurança entre 0 e 5% e entre 90 e 100%.

Saturation

A saturação define as cores mais vivas da sua imagem. Essa alteração fica mais evidente nos tons de pele e nas cores mais acentuadas do clipe (como o amarelo no exemplo do vídeo).

Sharpen

Como disse acima, ao utilizar o perfil Cinestyle, você garante uma imagem mais limpa e com maiores possibilidades de tratamento. Contudo, acaba reduzindo também um pouco da nitidez. Para contornar isso, adicione o efeito Sharpen e faça esta correção sempre dosando da melhor forma para o seu vídeo.


Esses parâmetros de brilho, contraste, saturação e nitidez são a forma mais simples de fazer uma correção de cor básica e bastante completa para vídeos gravados com perfil Cinestyle em câmeras Canon.

Lucas ainda cita o Three-way color corrector, que permite fazer uma correção mais detalhada nas altas, médias e baixas luzes e pode ser um passo além para o seu tratamento.

Não deixe de seguir o canal da OZI no YouTube para ver mais dicas como esta. Espero que tenha gostado e até a próxima!

Deixe o seu comentário