CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO TUTORIAIS

CÂMERA LENTA NO PREMIERE

24 de setembro de 2018

author:

CÂMERA LENTA NO PREMIERE

Fala galera! Muita gente tem dúvidas sobre como fazer uma câmera lenta adequada no Adobe Premiere. Apenas alterando a velocidade ou a duração do clipe você já consegue um bom resultado. Contudo, vai depender também da taxa de frames no qual os vídeos foram gravados e das cenas em si.

Confira aqui abaixo o OZI Tech #012, no qual Maurício Fonteles dá todas as dicas para trabalhar com câmera lenta das melhores formas possíveis:

Como fazer câmera lenta no Adobe Premiere

Em primeiro lugar, é primordial dizer: quanto mais alto o frame rate, melhor para fazer câmera lenta. Ou seja, ao gravar em 24fps, você pode acabar perdendo informação em cada frame.

No vídeo, Maurício mostra as diferenças entre as taxas de frame 24fps, 60fps e 120fps. Note que, quanto maior a taxa, maior a fluidez da câmera lenta. Com 24fps, ao reduzir em 50% a velocidade do clipe, você pode notar uma imagem mais travada quadro a quadro. Enquanto isso, reduzindo a velocidade em 120fps, o movimento da imagem fica muito mais suave.

Portanto, a maior taxa de frames por segundo significa mais informação captada neste intervalo de tempo.

Para criar o efeito de câmera lenta, basta pressionar Ctrl+R ou clicar com o botão direito sobre o clipe e selecionar a opção Velocidade/duração do clipe, alterando os valores conforme a sua necessidade após abrir a caixa de diálogo abaixo:

Interpolação de frames

Ao acessar a caixa de diálogo de velocidade onde você deve escolher a porcentagem ou a duração do clipe, existe uma opção mais abaixo chamada Interpolação de tempo.

Uma das opções nesta caixa é a mesclagem de frames (frame blending). Esse recurso gera um frame com opacidade entre os cada um dos frames já existentes, criando uma sensação maior de naturalidade.

Já a opção modo Optical Flow permite fazer uma interpolação de frames criando novos quadros para gerar a sensação de fluxo mais natural. Neste caso, ele funciona bem quando você tem menos elementos na imagem.


Estes são recursos super interessantes para incrementar as suas produções. Usar a câmera lenta é uma excelente forma de fazer imagens de cobertura e criar um conteúdo que chame mais a atenção do seu público. Aproveite para conhecer o canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas como essa. Espero que tenha gostado e até a próxima!

Deixe o seu comentário