CATEGORIAS REVIEW

CONHEÇA O BLACKMAGIC VIDEO ASSIST 4K

6 de julho de 2018

author:

CONHEÇA O BLACKMAGIC VIDEO ASSIST 4K

E aí, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um grande equipamento utilizado nos sets de filmagem: o BlackmagicVideo Assist 4K. Só para ilustrar, este monitor/gravador de 7″ serve tanto para monitorar imagens durante a gravação, quanto para gravar o sinal diretamente via HDMI.

Bom, existem diversas funcionalidades e aspectos super interessantes deste equipamento que podem ajudar toda a equipe na hora da gravação. No OZI Tech #031, Maurício Fonteles faz um review bem completo sobre o assunto.

Dá uma olhada!

Overview: Monitor Blackmagic Video Assist 4K

Primeiramente, é importante dizer: o grande trunfo deste equipamento é juntar as funções monitor e gravador no mesmo aparelho. O Blackmagic Video Assist 4K consiste em uma tela LCD de 7″ com resolução 1920×1200 pixels, um pouco maior que a Full HD. Além disso, é totalmente touchscreen e possui um ângulo de visão de 135º.

Conta também com um menu bastante intuitivo com funções como o Histograma, Focus Assist e False Color, além da gravação de imagem em 4K, em diferentes formatos e com codecs da Avid e da Apple.

Conexões

Para explorar melhor todas as funcionalidades disponíveis neste equipamento, precisamos falar sobre suas conexões. Confira abaixo a lista completa de entradas e saídas deste aparelho:

  • Entrada e saída HDMI
  • Entrada e saída SDI
  • Entrada de áudio Mini XLR (analógica)
  • Saída de fone de ouvido
  • 2 Entradas para cartão de memória
  • Alimentação 12V

Com uma saída HDMI, o Blackmagic Video Assist 4K permite que você direcione o sinal do vídeo que está sendo gravado para um outro monitor ao mesmo tempo. A entrada SDI de alta qualidade garante ainda a possibilidade de utilizar cabos mais longos. Com alimentação de 12V, este monitor tem também a possibilidade de usar baterias Canon LT6, ou seja, autonomia garantida.

Menu completo e intuitivo

Na barra inferior, o BlackMagic Video Assist 4K oferece Histograma, controles PLAY, REC, FORWARD, REWARD e um meter de áudio.

No canto superior esquerdo, o quadrado branco mostra controles como a zebra para referência de exposição e o Focus assist (focus picking), a marcação vermelha ao redor da imagem que ajuda a encontrar o ponto de foco. Esta seção conta também com as guias ou safe areas em diversos formatos como HDTV, 4:3, 2:40:1, 2:39:1, 2:35:1 e 1:85:1. Estas guias servem apenas como referência fechar seu enquadramento. Possui ainda o Grid e a opção de False Color, para ajustar a exposição.

Codecs

Apesar de você poder escolher o formato que sai da câmera até o gravador, é no Blackmagic Video Assist 4K que você vai poder optar pelo melhor codec para a sua gravação.

Todos estes codecs gravam imagens em 10bits, uma taxa maior do que normalmente as câmeras funcionam, oferecendo mais informação e profundidade de cor na hora da pós-produção. Sobretudo, os codecs rodam de maneira mais leve do que os codecs comprimidos, por serem compressões mais dinâmicas.

Importante: Caso esteja trabalhando com Premiere em um PC, você deve usar os codecs da AVID (DNXHD). Se estiver utilizando um Macbook, você pode optar pelo codec PRO-RES.

Configurações do monitor

Do lado superior direito, ao clicar no card, o Blackmagic Video Assist 4K exibirá um menu de configurações do próprio monitor com as abas Storage, Monitor, Display, Audio e Setup.

Em Storage, o monitor informa a capacidade e o tempo disponível para a gravação de acordo com o seu cartão de memória e codec selecionado. É recomendável utilizar cartões de alta capacidade, a partir de 128GB. Isso possibilita gravar cerca de uma hora com um codec PRO-RES, por exemplo.

Em Monitor, você pode configurar opções como a cor do Focus Assist, a rotação de tela e a possibilidade de aplicar um LUT para monitorar a imagem final.

Na aba Display, você tem a intensidade de brilho, contraste e saturação, tudo customizável da forma que preferir. Assim, você terá uma referência bem parecida com a da sua câmera. Em Audio, estão todos os controles de som como Padding, Phantom power e escolha de canais.

Em Setup, você escolhe a linguagem e data, além de fornecer informações de dispositivo e software utilizado pelo equipamento.


Finalmente, este monitor e gravador possui um custo relativamente alto. Por outro lado, dependendo do seu fluxo e de suas necessidades, é um investimento que vale muito a pena! Especialmente pelo fato de condensar essas duas funcionalidades de monitor e gravador no mesmo aparelho.

Espero que tenha gostado deste review. Comente o que você achou do Blackmagic Video Assist, quais suas impressões e como ele pode ajudar nas suas produções. E não se esquece de seguir o canal da OZI no YouTube para ficar sempre por dentro dessas dicas.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário