CARREIRA CATEGORIAS DICAS OZI VLOG

PRECISO ABRIR UMA PRODUTORA?

13 de setembro de 2018

author:

PRECISO ABRIR UMA PRODUTORA?

Olá, pessoal! Uma pergunta comum quando as pessoas começam a trabalhar na área de vídeos é: eu preciso abrir uma produtora?

Muitas vezes é necessário emitir notas fiscais, ou profissionalizar e legalizar de alguma forma a sua atividade. Assim, você terá certamente mais sucesso na sua empreitada. Afinal de contas, organização é a alma do negócio.

No OZI Vlog #268, Maurício Fonteles dá algumas dicas sobre como proceder caso você esteja em dúvida neste caso. Dá uma olhada no vídeo abaixo:

Se você trabalha com vídeos, é importante que você legalize a sua função seja abrindo uma produtora, seja registrando sua atividade legalmente.

MEI

A maneira mais fácil de se profissionalizar é fazer um cadastro no MEI e se tornar um Microempreendedor individual. Existem algumas funções que se encaixam na área da produção audiovisual e você acaba tendo menos burocracia e custos mais baixos do que abrir uma produtora.

Com um MEI, você pode emitir notas fiscais e comprovar seus ganhos, sua renda. Isso facilita bastante a sua vida e tem se tornado cada vez mais normal ter profissionais registrados dessa forma.

Existem algumas limitações como o valor total de faturamento anual, que não pode passar de 60 mil reais por ano. Para este caso, abrir uma produtora pode ser sim a melhor maneira de trabalhar.

portal MEI

Afinal, quando eu preciso abrir uma produtora?

Para começar a sua produtora, você terá um trabalho maior. Afinal de contas, este é um outro nível de relacionamento. Você vai precisar de um contador, um endereço fiscal e algumas questões extras. Ter uma produtora muda muito as suas prioridades e deveres.

Em primeiro lugar, pergunte a si mesmo para que você quer abrir uma produtora. Lembre-se: não é o fato de ter uma empresa aberta que vai fazer você faturar melhor ou ter mais clientes. Além disso, você terá custos muito maiores do que as taxas para emitir notas fiscais.


Portanto, é recomendável que você comece a construir sua carreira como um Microempreendedor individual. Pense em abrir um negócio apenas quando o cenário mudar, quando seu negócio escalar e você estiver extrapolando o limite de faturamento do MEI, por exemplo.

“Nesta carreira que a gente tem, não é o primeiro passo abrir uma empresa. Eu acho que tem outras coisas por trás”
–Maurício Fonteles

Então é isso. Se você já trabalha como videomaker, aproveite para legalizar o seu trabalho com o MEI, neste link. Quando sentir essa necessidade de abrir uma produtora por conta do seu faturamento ou mesmo porque seus projetos demandam ter uma microempresa, comece a procurar sobre o assunto.

Não se esqueça de seguir nosso canal no YouTube para mais dicas como esta e até a próxima!

https://quero.comofacovideo.com/edicao

Deixe o seu comentário