CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO OZI VLOG PRODUÇÃO

7 DICAS PARA EDIÇÃO

25 de outubro de 2018

author:

7 DICAS PARA EDIÇÃO

Fala galera! Quando o assunto é edição, a prática é sempre a sua maior aliada. Ter experiência em diferentes produções, em diferentes contextos e com diferentes equipes, pode fazer toda a diferença na hora de pensar no seu material e em como vai trabalhar.

No OZI Vlog #137, Maurício Fonteles lista algumas dicas na hora de editar seu conteúdo. Dá uma olhada!

7 dicas para edição de vídeos

1. Organize o seu material antes de começar

Primeiramente, é imprescindível que você organize seu material de filmagem fora do software de edição. Ou seja, você pode usar a estrutura dos cartões de memória, ou mesmo separar em diárias de gravação. Esse momento de organização já é uma parte essencial do seu processo de edição. Lembre-se: o editor é também um gerente de todo esse material.

2. Agrupe todo o material em um único HD

A pior coisa é ter vídeos em HDs diferentes, na sua área de trabalho, em pastas espalhadas pelo seu computador, por exemplo. O ideal é que você mantenha todo o seu material dentro de um único dispositivo. Isso permite que você tenha acesso rápido ao material e possa transportar tudo para qualquer outra máquina que você precise utilizar durante a edição.

“Eu dou sempre preferência para HDs USB 3, que são bem mais rápidos e tem conexão bem estável. Eu não gosto de utilizar HDs USB 2, porque eles são lentos e a conexão não é muito estável.”
–Maurício Fonteles

3. Nunca renomeie seus arquivos

Essa é uma dica simples: os nomes dos arquivos são feitos pela câmera, criando uma indexação básica. Isso é ideal para trabalhar com backup. Alterar o nome dos arquivos pode acarretar em alguns problemas na edição, caso você precise recuperar aquele material em algum momento.

4. Renomeie os clipes no software

Esta é uma sugestão que complementa a dica acima: caso você sinta mesmo a necessidade de renomear seus arquivos para identificação, é possível fazer isso diretamente no software de edição. Esta alteração no nome é apenas temporária e dentro do software, ou seja, não tem impacto direto na raiz dos arquivos.

5. Faça Sync de áudio e vídeo antes de começar

Essa é uma dica imprescindível: caso você tenha gravado áudio e vídeo separadamente, é essencial que, antes de começar o seu processo de edição, você faça a sincronização do conteúdo. Isso permite que você trabalhe com áudio de alta qualidade desde o princípio.

Se você acabar deixando para fazer isso mais tarde, pode acabar perdendo as referências de claquete e vai ser muito mais difícil montar tudo.

6. Faça uma montagem geral

Lembra do que falamos neste post sobre o corte bruto e o corte fino? Portanto sim, você precisa fazer a montagem geral antes de tudo. Sua história precisa funcionar, mesmo que não esteja com os corte finos.

Isso funciona bastante porque, se você colocou a história na timeline e ela não funcionou, não existem cortes finos nem finalizações que salvem tudo como num passe de mágica. Portanto, sim, é importante fazer a sua história funcionar antes de seguir em frente para os próximos passos.

7. Mantenha a timeline organizada

Isso é bastante importante. Ter uma timeline organizada para a sua edição é uma boa ideia primeiro para manter um workflow sadio no seu trabalho. Em segundo lugar, é importante para manter seu software utilizando apenas a memória que ele realmente precisa. Quando você trabalha com múltiplas tracks e “empilha” clipes, pode acabar exigindo demais do seu software.

Deixe para usar clipes empilhados apenas no caso de imagens de cobertura, textos, ou composições de imagem.

Um complemento para esta última dica: nunca deixe uma “lixeirinha” com trechos de clipe no final da sua timeline. isso é um grande problema porque você acaba poluindo a timeline e pode acabar inclusive exportando seu material com aqueles trechos no final.


E aí curtiu? Espero que tenha gostado! Então aproveita para dar uma olhada no canal da OZI no YouTube e fique por dentro de todas essas dicas e muito mais.

Valeu galera, até a próxima!

https://quero.comofacovideo.com/edicao

Deixe o seu comentário